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Ford tem SUV Territory e Edge esportivo no Salão
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Ford tem SUV Territory e Edge esportivo no Salão

Territory vem para medir reação do público, mas produção e venda já estão certos. Edge ST chega em pré-venda por R$ 299 mil

Igor Macário

06 de nov, 2018 · 3 minutos de leitura.

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territory
Ford Territory
Crédito:Crédito :WERTHER SANTANA/ESTADÃO

A Ford trouxe várias novidades ao Salão de São Paulo. O maior destaque da marca neste ano é o SUV médio Territory, feito para China em parceria com a JMC. Por enquanto, o modelo veio ao País apenas para testar sua receptividade ao público, mas o Territory deverá ser produzido por aqui no segundo semestre de 2019. Com porte próximo ao de um Jeep Compass, o modelo ficará acima do EcoSport na gama de SUVs da Ford.

Outra novidade é a versão Titanium do EcoSport, que não tem o controverso estepe na traseira. Ela possui pneus runflat, que podem rodar mesmo com furos por até 80 quilômetros a até 80 km/h. Ela já chega às lojas no começo de 2019.

Versões especiais

Além dos novos modelos, a Ford apresenta versões especiais de Ranger, Ka Sedan e Edge. O SUV médio-grande chega na versão ST, em pré-venda no Salão por R$ 299 mil. A versão esportiva tem motor V6 de 2,7 litros biturbo de 335 cv e tração integral.

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A Ranger Storm segue a linha visual aplicada no Eco de topo e deixou a picape mais esportiva. Já a Black traz elementos que são muito usados em versões norte americanas de picapes, como o logo estilizado na grade. Elas são tratadas como conceito, mas já entram em produção na linha 2019 da picape.

Já o Ka Sedan ganhou a versão Urban Warrior, uma espécie de versão aventureira do sedã da Ford. Ele é baseado na configuração de topo do Ka, com motor 1.5 e câmbio automático, e tem mimos como molduras nas caixas de rodas e estribos.

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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.