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Mercedes-Benz traz hipercarro e novos Classe A a Salão de SP
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Mercedes-Benz traz hipercarro e novos Classe A a Salão de SP

Project One é estrela da marca no Salão com motor de Fórmula 1 e cerca de 1.000 cv; Classe A hatch chega em dezembro e versão sedã em 2019

Igor Macário

06 de nov, 2018 · 3 minutos de leitura.

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Mercedes-AMG One
Crédito:Crédito: JOSÉ PATRÍCIO/ESTADÃO

A Mercedes-Benz trouxe várias novidades para o Salão de São Paulo. A maior estrela no estande da marca é o hipercarro One, que usa motorização derivada dos carros de Fórmula 1 da Mercedes com um V6 de apenas 1,6 litro biturbo e motores elétricos com mais de 1.000 cv combinados. O modelo terá 275 unidades fabricadas, todas já vendidas – sendo três para brasileiros. O modelo se junta aos Classe A, AMG GT e Smart mostrados.

A linha “comum” da marca também tem destaque, com os Classe A hatch e sedã presentes. O hatch chegará ao País ainda esse ano, enquanto o sedã será lançado oficialmente no segundo semestre de 2019. Ambos começarão a ser vendidos na versão A250 em pacote especial Launch Edition. O motor é um 2.0 turbo de 230 cv e câmbio de dupla embreagem e sete marchas. Ambos terão de série o sistema MBUX de assistência pessoal. Semelhante à Siri, da Apple, o MBUX recebe comandos de voz para controlar funções do Classe A.

Outro que chegará no início de 2019 é o AMG GT 63 S quatro portas, por R$ 1.084.000. Ele tem um V8 biturbo de 642 cv. A tração é integral. O modelo se junta ao jipão Classe G, que também começa a ser vendido na versão AMG 63, com o mesmo V8, mas recalibrado para 585 cv. O G 63 também está no estande da marca.

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Elétricos no Salão

A Mercedes-Benz também trouxe unidades do Smart Forfour EQ, a versão elétrica do carrinho. Por enquanto, os modelos servirão para medir o interesse do público e ainda estão em estudos de viabilidade. Com motor elétrico de 82 cv e 16 mkgf, o conjunto tem 115 quilômetros de autonomia. O Forfour é o modelo mais provável à importação, caso os planos da marca se confirmem.

O conceito Generation EQ, lançado em 2016, também deu o ar da graça no Salão de São Paulo. O modelo deu origem ao EQC, o primeiro carro totalmente elétrico da Mercedes-Benz, que acaba de ser lançado na Europa.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.