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BMW mostra novo Série 3 e Série 8 no Salão
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BMW mostra novo Série 3 e Série 8 no Salão

Nova geração do Série 3 chegará ao País em meados de 2019 importada; versão nacional chega no segundo semestre

Igor Macário

06 de nov, 2018 · 4 minutos de leitura.

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série 3
BMW Série 3
Crédito:Crédito: Igor Macário/Estadão

A BMW trouxe a nova geração do Série 3 ao Salão de São Paulo 2018. O modelo foi revelado durante o Salão de Paris, há pouco mais de um mês, e chegará ao Brasil importado da Alemanha em meados de 2019. O Série 3 passará a ser nacional no segundo semestre do próximo ano.

A BMW não confirmou quais versões do Série 3 serão vendidas por aqui. O mais provável é que a primeira a chegar seja a configuração de topo, 330i, como a mostrada no Salão.

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O BMW Série 3 tem motor 2.0 turbo com 258 cv e câmbio automático de oito marchas. A nova geração é bem maior que a anterior, com 4,70 metros de comprimento. O entre-eixos é de 2,85 metros.

Outra novidade da BMW do Salão é o Série 8. O novo esportivo de luxo da BMW também será importado em meados de 2019.

O novo Série 8 virá na versão M850i, com motor V8 de 4,4 litros biturbo de 530 cv e 75,5 mkgf. A tração é integral. A BMW ainda não revelou o preço do novo Série 8.


Além do Série 3, há os novos Z4 e X4

A BMW também exibirá aos visitantes do Salão do Automóvel 2018 a nova geração do Z4. O modelo será vendido na configuração de topo, com motor de seis cilindros em linha de 3 litros e 340 cv e câmbio automático de oito marchas.

Segundo informações da BMW, o novo Z4 pode aelerar de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos. A divisão de peso é de 50% em cada eixo, para melhor comportamento dinâmico.

O Salão de São Paulo 2018 também marca a estreia da nova geração do BMW X4 no País. O SUV com estilo de cupê chega importado dos Estados Unidos na versão de topo, M40i.


A BMW já confirmou que irá produzir o novo X4 na fábrica de Araquari (SC). A nova geração do X5 é mais um destaque entre os novos SUVs da BMW no Brasil.

O modelo já está no configurador da marca no País: https://www.bmw.com.br/pt/index.html


Híbridos

A BMW também dará início à venda de dois modelos híbridos no Brasil. O primeiro é o sedã 530e iPerformance, que traz motor 2.0 turbo de 184 cv a gasolina e outro elétrico para entregar 252 cv  de potência combinada. O novo híbrido da BMW terá preço sugerido de R$ 328.950.

O outro híbrido que será oferecido pelo Grupo BMW é o Cooper S E Countryman. O modelo da Mini, marca que pertence à BMW, tem conjunto híbrido com 224 cv de potência e preço de R$ 199.990.

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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Testes de colisão validam a segurança de um carro; entenda como são feitos

Saiba quais são os critérios utilizados para considerar um automóvel totalmente seguro ou não

03 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Na hora de comprar um carro zero-quilômetro, muitos itens são levados em conta pelo consumidor: preço, complexidade de equipamentos, consumo, potência e conforto. Mas o ponto mais importante que deve ser considerado é a segurança. E só há uma maneira de verificar isso: os testes de colisão.

A principal organização que realiza esse tipo de avaliação com os automóveis vendidos na América Latina é a Latin NCAP, que executa batidas frontal, lateral e lateral em poste, assim como impactos traseiro e no pescoço dos ocupantes. Há também a preocupação com os pedestres e usuários vulneráveis às vias, ou seja, pedestres, motociclistas e ciclistas.

“Os testes de colisão são absolutamente relevantes, porque muitas vezes são a única forma de comprovar se o veículo tem alguma falha e se os sistemas de segurança instalados são efetivos para oferecer boa proteção”, afirma Alejandro Furas, secretário-geral da Latin NCAP.

As fabricantes também costumam fazer testes internos para homologar um carro, mas com métodos que divergem do que pensa a organização. Furas destaca as provas virtuais apresentadas por algumas marcas.

“Sabemos que as montadoras têm muita simulação digital, e isso é bom para desenvolver um carro, mas o teste de colisão não somente avalia o desenho do veículo, como também a produção. Muitas vezes o carro possui bom design e boa engenharia, mas no processo de produção ele passa por mudanças que não coincidem com o desenho original”, explica. 

Além das batidas, há os testes de dispositivos de segurança ativa: controle eletrônico de estabilidade, frenagem autônoma de emergência, limitador de velocidade, detecção de pontos cegos e assistência de faixas. 

O resultado final é avaliado pelos especialistas que realizaram os testes. A nota é dada em estrelas, que vão de zero a cinco. Recentemente, por exemplo, o Citroën C3 obteve nota zero, enquanto o Volkswagen T-Cross ficou com a classificação máxima de cinco estrelas.

O que o carro precisa ter para ser seguro?

Segundo a Latin NCAP, para receber cinco estrelas, o veículo deve ter cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça em todos os assentos e, no mínimo, dois airbags frontais, dois laterais ao corpo e dois laterais de cabeça e de proteção para o pedestre. 

“O carro também precisa ter controle eletrônico de estabilidade, ancoragens para cadeirinhas de crianças, limitador de velocidade, detecção de ponto cego e frenagem autônoma de emergência em todas as suas modalidades”, revela Furas.

Os testes na América Latina são feitos à custa da própria Latin NCAP. O dinheiro vem principalmente da Fundação Towards Zero Foundation, da Fundação FIA, da Global NCAP e da Filantropias Bloomberg. Segundo o secretário-geral da entidade, em algumas ocasiões as montadoras cedem o veículo para testes e se encarregam das despesas. Nesses casos, o critério utilizado é o mesmo.

“Na Europa as fabricantes cedem os carros sempre que lançam um veículo”, diz Furas. “Não existe nenhuma lei que as obrigue a isso, mas é como um compromisso, um entendimento do mercado. Gostaríamos de ter esse nível aqui na América Latina, mas infelizmente isso ainda não ocorre.”