Você está lendo...
Porsche 911 1977 ganha motor elétrico da Tesla
Notícias

Porsche 911 1977 ganha motor elétrico da Tesla

Uma preparadora levou para o Sema Show, em Las Vegas, EUA, um clássico Porsche 911 com motor elétrico no lugar do boxer de seis cilindros

Redação

11 de nov, 2018 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Porsche 911 elétrico
Crédito:De acordo com informações oficiais, o 911 elétrico tem 571 cv nas rodas. Foto: StreetFighter LA/Divulgação

Enquanto o mundo aguarda ansiosamente a chegada do Taycan, primeiro modelo totalmente elétrico da Porsche, a empresa de tuning StreetFighter LA resolveu queimar a largada e apresentou no Sema Show, em Las Vegas, EUA, um clássico 911 Coupé 1997 equipado com motor da Tesla.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

A instalação do motor elétrico no Porsche aparentemente não foi uma tarefa complicada. A preparadora não teve de fazer nenhuma alteração na carroceria ou no chassi. O motor elétrico utiliza a maioria dos suportes do motor boxer original. Segundo informações oficiais, gera 710 cv na saída para o câmbio, ou 571 cv nas rodas.

Publicidade


VÍDEO: CARROS DO FUTURO NO SALÃO DO AUTOMÓVEL

Ao contrário da potência abundante, não há muitas informações sobre as baterias que alimentam o motor. Ainda não se sabe nada sobre autonomia ou dados sobre tempo de aceleração, por exemplo. No entanto, a julgar pela dieta do carro à base de retirada de acabamentos e redução de peso, é provável que ele seja bem rápido.


911 teve outras modificações

Para ganhar alguma visibilidade no meio de tantos carros fortemente modificados no Sema, esse 911 recebeu alterações externas. A carroceria ganhou alargadores sobre os para-lamas, para deixar o cupê mais musculoso. As rodas são da BBS e a suspensão é ajustável.

Internamente, o modelo ganhou barras de reforço para melhorar a rigidez estrutural e formar uma célula de sobrevivência.

O revestimento interno foi todo modificado, mas o painel foi mantido. O volante é da Momo, com aro de madeira.


Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.