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Vídeo: Porsche 718 Boxster é esportivo ‘raiz’
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Vídeo: Porsche 718 Boxster é esportivo ‘raiz’

Veja o vídeo com todos os detalhes sobre a versão GTS

Redação

14 de nov, 2018 · 3 minutos de leitura.

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Porsche 718 Boxster GTS
Porsche 718 Boxster GTS
Crédito:Versão topo de linha é apresentada em detalhes pela jornalista Rafaela Borges (Foto: Igor Macário/Estadão)
Porsche 718 Boxster GTS vídeo

O Porsche 718 Boxster mudou de geração. Na versão GTS, topo de linha, o motor turbo de quatro cilindros substituiu o seis-cilindros. Nem por isso o modelo deixou de ser um esportivo “raiz”.

 

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Muito pelo contrário. Esportividade é a essência desse conversível com teto de lona. Ela está em todos os aspectos: no motor boxer, na posição de guiar grudada no chão e na tração traseira.


Mais que isso, se manifesta na posição do motor do Porsche 718 Boxster GTS. Ele é central traseiro.

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Vídeo do Porsche 718 Boxster GTS

No vídeo acima, a jornalista Rafaela Borges, editora assistente do Jornal do Carro, mostra o Porsche 718 Boxster em detalhes.


Confira a inusitada posição dos dois porta-malas, os detalhes que diferenciam a versão GTS e o sistema de fechamento do carro.

Você verá também como o carro anda, nas retas e curvas. E, principalmente, o ronco gostoso (e nada artificial) do motor. Ele parece ser bem mais que um quatro cilindros.

Ficha técnica – Porsche 718 Boxster GTS

Preço sugerido – R$ 480 mil
Motor – 2.5, quatro cilindros, boxer, turbo, gasolina
Potência – 365 cv a 6.500 rpm
Torque – 43,9 mkgf de 1.900 a 5.500 rpm
Potência específica – 142,2 cv/l
Taxa de compressão – 9,5:1
Rotação máxima – 7.500 rpm
Câmbio – Automatizado, 7 marchas, duas embreagens
Tração – traseira
Direção – eletromecânica
Suspensão – McPherson na dianteira e traseira, de alumínio
Freios dianteiros – discos ventilados de 330 mm
Freios traseiros – discos ventilados de 290 mm
Rodas – 20 polegadas
Comprimento – 4,38 metros
Altura – 1,27 metro
Largura – 1,8 metro
Entre-eixos – 2,47 metros
Peso – 1.405 quilos
Capacidade de bagagem – 275 litros (150 l na frente e 125 l atrás)


FONTE: PORSCHE

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.