Apenas alguns dias antes da abertura do Salão de São Paulo vazaram na internet algumas fotos do futuro Chevrolet Prisma, mostrado na China. A nova geração do modelo será maior e mais estilosa, e será produzida no País. Por isso, havia a esperança de que o carro chinês fosse a grande surpresa da Chevrolet para o Salão. O carro, no entanto, acabou não aparecendo.
Algo parecido ocorreu na Mercedes-Benz, com a ausência da Classe X. A primeira picape da marca está em fase de homologação no País, tanto que o Jornal do Carro até já andou no modelo. No entanto, atrasos nos processos jogaram o lançamento do carro para 2019. A Mercedes chegou a afirmar que algumas versões da picape chegariam ao mercado em 2018. Mas mesmo com os atrasos, a ausência da Classe X surpreendeu.
Presenças ilustres
Mas nem só faltas causaram surpresa no Salão. A própria Mercedes-Benz trouxe o AMG One, seu supercarro híbrido com mais de 1.000 cv. O modelo chama atenção no estande da marca com as linhas futuristas e preço milionário. Outra boa surpresa da marca alemã foi a apresentação dos Classe A hatch e sedã no evento. Os modelos deverão ser os carros mais baratos da marca.
Já a Volkswagen levou o picape conceito Tarok ao evento. Muito próximo do modelo final, ela tem porte e proposta para concorrer diretamente com a Fiat Toro. Baseada na plataforma MQB, a Tarok deverá chegar às ruas em 2020.
A Renault trouxe discretamente a Alaskan para o Salão. Embora tenha alardeado que venderia a picape no Brasil, a marca surpreendeu ao ainda não confirmar o lançamento do modelo por aqui. A francesa, no entanto, também revelou que começará a vender o elétrico Zoe no País, o que não era esperado.
Na Fiat uma surpresa foi a presença do 500x no estande da marca. Inicialmente, o modelo estaria no Salão apenas para medir aceitação do público, mas a marca já confirmou que irá importar o SUV já em 2019. É um sopro de novidade para a marca, que renovou seu portfólio recentemente e acabou ficando com poucas novidades para o Salão. A outra revelação da Fiat foi o conceito Fastback, que já havia sido antecipado pela marca antes da abertura do evento.
Outra boa surpresa foi a apresentação da nova geração do BMW Série 3. O modelo acabou de ser lançado na Europa e sequer começou a ser vendido por lá. Outro modelo inesperado foi o cupê de luxo Série 8, que também marca presença no Salão.