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Cronos tem os preços reajustados em até R$ 2 mil
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Cronos tem os preços reajustados em até R$ 2 mil

Fiat reajusta tabela de todas as versões do sedã em até R$ 2 mil; Cronos agora parte de R$ 56.990 em versão de entrada com motor de 1,3 litro

Redação

05 de dez, 2018 · 3 minutos de leitura.

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cronos
Cronos tem versões com motor 1.3 ou 1.8 de até 137 cv'
Crédito:Foto: Fiat/Divulgação
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Depois de reajustar a tabela do hatch Argo, a Fiat mexeu também nos preços do Cronos. O sedã ficou até R$ 2 mil mais caro, dependendo da versão. A tabela agora parte de R$ 56.990 para a opção de entrada, com motor 1.3 e câmbio manual. Esse valor é R$ 1.000 superior ao praticado anteriormente.

A única versão que não teve o preço reajustado foi a Drive 1.8 com cambio automático, recém lançada. A tabela foi mantida em R$ 68.790. A Drive 1.3 com câmbio manual passa a custar R$ 59.490, também com aumento de R$ 1.000. Para a variante com câmbio automatizado GSR o aumento foi de R$ 1.200 e agora o preço parte de R$ 65.190.

A versão de topo, Precision, também ficou mais cara. Os preços partem de R$ 66.990, no caso da opção com câmbio manual, e de R$ 71.990 para a automática. Os reajustes foram de R$ 1 mil e R$ 1,2 mil, respectivamente. Com todos os opcionais, o Cronos de topo pode chegar aos R$ 83.430.

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Todas as versões vêm de série com itens importantes. Ar-condicionado, vidros com acionamento elétrico e direção assistida fazem parte do pacote. A exceção é a versão de entrada, desprovida de qualquer pacote opcional.

Já os Cronos Drive 1.3 e 1.8 com câmbio automático saem da fábrica com central multimídia e tela sensível. Além disso, podem ganhar itens como câmera e sensores de obstáculos atrás.

Os controles de estabilidade e tração só equipam os Cronos mais caros. Estão disponíveis a partir da versão 1.3 com câmbio automatizado.


Cronos tem duas opções de motor

As duas opções de motor do Cronos têm quatro cilindros e são flexíveis. O 1.3 entrega até 109 cv com 100% de etanol no tanque. O 1.8 chega a 137 cv. O câmbio manual tem cinco velocidades.

A versão 1.3 pode receber transmissão automatizada de embreagem simples, também de cinco marchas. Para a 1.8 há opção de caixa automática de seis marchas.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.