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Novo Toyota Supra aparece na internet
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Novo Toyota Supra aparece na internet

Aguardada nova encarnação do Supra tem primeira imagem vazada; dianteira é muito semelhante à conceito FT-1

Redação

14 de dez, 2018 · 3 minutos de leitura.

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Supra foi flagrado sem disfarces em caminhão de transporte
Crédito:Foto: SupraMKV.com/Reprodução
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Apareceu na internet a primeira imagem da versão final do novo Toyota Supra. O aguardado esportivo japonês foi flagrado num caminhão de carga e ostenta linhas muito parecidas com o conceito FT-1, de 2014 (foto no fim da página).

A apresentação do modelo final é esperada para o Salão de Detroit, que ocorrerá em janeiro, nos Estados Unidos. A imagem apareceu no fórum SupraMKV.com, de fãs do esportivo

Ainda não há informações técnicas sobre o novo modelo. Sabe-se que o Supra vem sendo desenvolvido em parceria com a BMW. Ele e o novo Z4 compartilham a plataforma e uma série de itens.

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Como as outras gerações, a nova terá motor dianteiro com tração traseira. A expectativa é o uso de um seis-cilindros biturbo da BMW. No Z4, a versão mais potente entrega 340 cv.

VEJA TAMBÉM: OS MELHORES MOMENTOS DE VELOZES E FURIOSOS

Supra teve conceito

No início do ano, o modelo ganhou um conceito de corrida, chamado Gazoo Racing Supra Concept. O esportivo recebeu para-lamas alargados, rodas de cubo rápido e um difusor de ar e um aerofólio gigantes atrás. Por dentro, havia santantônio, banco e volante de corrida, além de painel de fibra de carbono.


 

Ícone de cinema

O Supra é um dos carros mais famosos da franquia ‘Velozes e Furiosos’. Ele ficou conhecido como “o carro de dez segundos” do primeiro filme, modelo sucateado que Brian (Paul Walker) leva para a oficina de Dom (Vin Diesel) para ser transformando em uma máquina preparada.


É com o Supra que, em uma das cenas mais marcantes da série (veja na galeria acima), Brian e Dom se enfrentam. O personagem de Paul Walker, fãs de japonesas, ao volante do Toyota.

Toretto, por sua vez, dirige o icônico Dodge Charger que chega a empinar nas arrancadas.

VÍDEO DA SEMANA: TUDO SOBRE O SEDÃ MAIS AMADO DO BRASIL


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Oficina Mobilidade

Testes de colisão validam a segurança de um carro; entenda como são feitos

Saiba quais são os critérios utilizados para considerar um automóvel totalmente seguro ou não

03 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Na hora de comprar um carro zero-quilômetro, muitos itens são levados em conta pelo consumidor: preço, complexidade de equipamentos, consumo, potência e conforto. Mas o ponto mais importante que deve ser considerado é a segurança. E só há uma maneira de verificar isso: os testes de colisão.

A principal organização que realiza esse tipo de avaliação com os automóveis vendidos na América Latina é a Latin NCAP, que executa batidas frontal, lateral e lateral em poste, assim como impactos traseiro e no pescoço dos ocupantes. Há também a preocupação com os pedestres e usuários vulneráveis às vias, ou seja, pedestres, motociclistas e ciclistas.

“Os testes de colisão são absolutamente relevantes, porque muitas vezes são a única forma de comprovar se o veículo tem alguma falha e se os sistemas de segurança instalados são efetivos para oferecer boa proteção”, afirma Alejandro Furas, secretário-geral da Latin NCAP.

As fabricantes também costumam fazer testes internos para homologar um carro, mas com métodos que divergem do que pensa a organização. Furas destaca as provas virtuais apresentadas por algumas marcas.

“Sabemos que as montadoras têm muita simulação digital, e isso é bom para desenvolver um carro, mas o teste de colisão não somente avalia o desenho do veículo, como também a produção. Muitas vezes o carro possui bom design e boa engenharia, mas no processo de produção ele passa por mudanças que não coincidem com o desenho original”, explica. 

Além das batidas, há os testes de dispositivos de segurança ativa: controle eletrônico de estabilidade, frenagem autônoma de emergência, limitador de velocidade, detecção de pontos cegos e assistência de faixas. 

O resultado final é avaliado pelos especialistas que realizaram os testes. A nota é dada em estrelas, que vão de zero a cinco. Recentemente, por exemplo, o Citroën C3 obteve nota zero, enquanto o Volkswagen T-Cross ficou com a classificação máxima de cinco estrelas.

O que o carro precisa ter para ser seguro?

Segundo a Latin NCAP, para receber cinco estrelas, o veículo deve ter cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça em todos os assentos e, no mínimo, dois airbags frontais, dois laterais ao corpo e dois laterais de cabeça e de proteção para o pedestre. 

“O carro também precisa ter controle eletrônico de estabilidade, ancoragens para cadeirinhas de crianças, limitador de velocidade, detecção de ponto cego e frenagem autônoma de emergência em todas as suas modalidades”, revela Furas.

Os testes na América Latina são feitos à custa da própria Latin NCAP. O dinheiro vem principalmente da Fundação Towards Zero Foundation, da Fundação FIA, da Global NCAP e da Filantropias Bloomberg. Segundo o secretário-geral da entidade, em algumas ocasiões as montadoras cedem o veículo para testes e se encarregam das despesas. Nesses casos, o critério utilizado é o mesmo.

“Na Europa as fabricantes cedem os carros sempre que lançam um veículo”, diz Furas. “Não existe nenhuma lei que as obrigue a isso, mas é como um compromisso, um entendimento do mercado. Gostaríamos de ter esse nível aqui na América Latina, mas infelizmente isso ainda não ocorre.”