Você está lendo...
Novo Mercedes-Benz CLA será atração da CES 2019
Notícias

Novo Mercedes-Benz CLA será atração da CES 2019

Segunda geração do Mercedes-Benz CLA será uma das estrelas da maior feira de eletrônicos do mundo

Redação

17 de dez, 2018 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

CLA
Mercedes-Benz CLA. CRÉDITO: MERCEDES-BENZ
Crédito:

A Mercedes-Benz divulgou o primeiro teaser da segunda geração do CLA. O modelo será a atração da Consumer Electronics Show (CES), feira de eletrônicos, que ocorre em janeiro, em Las Vegas, nos EUA.

O modelo, que a partir de 2019 terá a companhia do Classe A sedã nas ruas, manteve o estilo de cupê com quatro portas. Pelo menos é isso que mostra o teaser. A queda acentuada na seção traseira do teto continua.

Entre outras tecnologias, o CLA trará a nova central multimídia da Mercedes, a MBUX, que trabalha com realidade aumentada no sistema de navegação. Além disso, o modelo terá um assistente que reconhece pedidos de operações por meio de movimentos realizados.

Publicidade


Melhor acabamento, mesma mecânica

Como topo de linha da família de carros compactos da Mercedes-Benz, a nova geração do CLA deve trazer acabamento de maior qualidade e requinte que os irmãos Classe A hatch e sedã. Há ainda a nova geração do SUV compacto GLA que não foi apresentada para completar o pacote.

A parte de motores e câmbio será a mesma oferecida nos outros produtos Classe A. Ou seja, unidades de quatro cilindros 1,5 litro ou 2 litro turbo. O câmbio automatizado de sete marchas está em ambas.


Além das versões normais, o CLA terá ainda as variantes esportivas A35 AMG e A45 AMG, a última com potência estimada acima dos 400 cv. O A35, que já existe na versão hatch, tem o motor 2.0 turbo calibrado para render 302 cv.

+ Aceleramos o novo Classe A hatch
+ Confira a avaliação do Classe A sedan
+ Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

CES entrou de vez no circuito “automotivo”

Com peridiocidade anual, a CES entrou no vez no meio automotivo e tirou até parte do brilho do Salão de Detroit, também em janeiro, nos Estados Unidos. O evento de tecnologia acabou por se tornar vitrine de inovações das montadoras de veículos.


Isso porque cada vez mais se fala em mobilidade e o carro como uma extensão da vida do proprietário, tal qual ocorre com o celular. Podendo garantir ao veículo integração com internet e, em um futuro não muito distante, com as próprias cidades. Assim, tem feito mais sentido as marcas investirem na feira que no tradicional evento de Detroit.

BÔNUS: Os carros mais fáceis e baratos de reparar do Brasil

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.