O CEO da Tesla, Elon Musk, inaugurou as obras da primeira fábrica da marca fora dos Estados Unidos. A unidade ficará na China e também será a primeira planta a ser totalmente comandada por uma empresa estrangeira. Até então, para produzir no país, todas as fabricantes precisavam se unir a alguma empresa local.
A nova “Gigafactory” deverá ficar pronta no fim do ano e vai produzir os Model 3. A fábrica de Changai custará cerca de US$ 2 bilhões. Fabricar os carros lá vai ajudar a Tesla a se salvaguardar de possíveis guerras fiscais entre Estados Unidos e China, como a que vem ocorrendo no governo Trump. Recentemente, a China aumentou o imposto de importação para carros americanos para 40%, ante os 15% cobrados até então.
A China voltou atrás e baixou as tarifas, mas o clima ainda não é dos mais amenos. China e Estados Unidos voltarão a discutir o tema em março.
China continua forte
Ainda o maior mercado automotivo do mundo, a China teve a primeira queda nas vendas em 2018 após décadas de crescimento forte. No entanto, as vendas de modelos elétricos e híbridos continua boa. O governo chinês, aliás, vem incentivando as vendas de modelos deste tipo.
A Gigafactory chinesa terá capacidade para nada menos que 500 mil carros por ano, depois que estiver totalmente pronta.