A CES, Consumer Eletronics Show, em Las Vegas, EUA, começa a ganhar o mundo automotivo por apresentar as soluções de tecnologia que estarão nos veículos do futuro, que vão andar sozinhos e que poderão ser compartilhados.
Mas há um Lado B na feira, que também chama a atenção por meios periféricos e igualmente interessantes. Caso do Hyundai Elevate, que é um veículo de mobilidade feito para poder “rodar” ou subir em qualquer lugar. Ele é praticamente uma aranha mecânica com rodas. Que pode escalar lugares e até subir escadas para permitir a entrada nele de pessoas com mobilidade reduzida.
Já o estúdio Italdesign mostrou, mais ou menos dentro deste tema, o Moby, uma espécie de sistema de transporte compartilhável para cadeirantes. Ele é finalista do concurso da Toyota Mobility Foundation. Ele consiste em consiste em dispositivos elétricos semi-autônomos de “rodas” que estão localizados em centros urbanos. O objetivo é tornar as viagens pelas cidades mais fáceis para pessoas com cadeiras de rodas leves. Os usuários reservam Moby por meio de um aplicativo.
A Amazon e seu serviço de assistência pessoal Alexa estão com uma parceria com a HERE Technologies para criar uma nova central de serviços de mobilidade conectada. O Alexa se integrará aos serviços de navegação e localização do HERE para oferecer o que as duas empresas estão chamando de “verdadeira experiência de primeira navegação por voz”. Um dos maiores recursos dessa parceria é que as rotas podem ser oferecidas e entregues usando o Open Location Platform, tudo em tempo real. A Alexa, com isso, poderia dizer “vire à direita depois da loja tal” em vez de apenas “virar à direita”.
Se o carro estiver com muito ruído e ruim para conversar com a assistente, a Bose tem a solução. A empresa anunciou seu novo sistema QuietComfort Road Noise Control, projetado para cancelar todos os sons que vazam de fora do veículo. A tecnologia, com o mesmo nome dos fones de ouvido com cancelamento de ruído da Bose, está sendo disponibilizada para fabricantes de veículos em todo o mundo para proporcionar uma experiência de cabine mais silenciosa dentro de carros e caminhões.
BMW tem duas novidades distintas
A BMW, por sua vez, levou para a CES duas novidades bem curiosas. A primeira é uma moto uma R 1200 GS autônoma, que poder rodar sozinha. A motocicleta pode acelerar, desacelerar, virar e parar sozinha. Tudo isto é conseguido por meio de um conjunto de software instalado em algumas malas rígidas montadas na parte de trás da moto.
A outra invenção da marca alemã, em conjunto com a North Face, é uma barraca de acampamento toda futurista. Esqueça telas e redes. Ele tem um novo tecido impermeável respirável chamado Futurelight, que é resistente à água graças a aberturas nano-dimensionadas. Essas aberturas vêm do processo “Nanospinning” usado para criar as fibras do tecido.