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Novo SUV da Kia, Telluride sofistica imagem da marca
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Novo SUV da Kia, Telluride sofistica imagem da marca

Crossover mostrado no Salão de Detroit, Telluride leva oito pessoas, tem cabine luxuosa e vocação off-road

Redação

15 de jan, 2019 · 4 minutos de leitura.

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Telluride
Kia Telluride
Crédito:Crédito: Brendan McDermid/Reuters

A principal atração da Kia no Salão de Detroit (EUA) é o Telluride, SUV que será o novo carro-chefe da gama da marca. Desenhado e fabricado nos Estados Unidos, onde será considerado um SUV de porte médio, ele acomoda oito pessoas. Tem interior luxuoso e até vocação off-road.

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O modelo foi revelado pela primeira vez nesse mesmo salão, ainda como conceito, em 2016. Será fabricado na planta da Kia em West Point, no Estado da Geórgia. E chegará às concessionárias na segunda metade do ano, já como linha 2020. Terá rivais como Jeep Grand Cherokee e Ford Explorer (outro que muda em 2020).

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O visual foi assinado pelo estúdio da Kia na Califórnia. Tem linhas retas e robustas. O longo capô termina em uma grade dianteira avantajada. A lateral tem desenho limpo.

Mas é na traseira que o Telluride mostra ter mais personalidade. As lanternas adotam a forma de L invertido e a placa fica embutida sob uma espécie de linha de cintura horizontal que divide a tampa no meio. Sob o para-choque, a dupla saída de escape dá um quê de esportividade.


Telluride tem sistema de nivelamento automático da suspensão

Sob o capô, um motor V6 de 3,8 litros com injeção direta de combustível. A potência é de 291 cv. A suspensão é independente nas quatro rodas. Na traseira, há um sistema de calibragem automática que ajusta a altura conforme a quantidade de carga. O objetivo é aprimorar o controle e a estabilidade do carro.

Há quatro modos de condução (Inteligente, Econômico, Esportivo e Confortável), além de configurações para neve. Opcionalmente, haverá sistema de tração nas quatro rodas por demanda. Ele distribui o torque entre as rodas dianteiras e traseiras conforme as condições da via, a direção do motorista e o modo de condução escolhido.

A cabine chama a atenção pelo requinte. O acabamento tem detalhes em madeira fosca e aço escovado. O console é amplo e contém uma tela colorida de generosas 10,25 polegadas. Passageiros da segunda fila têm controles do ar-condicionado no teto. Os da terceira também têm assentos reclináveis. O multimídia roda Apple Car Play e Android Auto e tem cinco portas USB espalhadas pelo interior. Head up display e alerta de ponto cego completam a oferta de itens, distribuída entre quatro versões de acabamento.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.