Não é de hoje que o dinheiro chinês está por trás de grandes marcas de carros ocidentais. A chinesa Geely, dona da sueca Volvo e da inglesa Lotus, está prestes a dar um grande passo. Ela irá erguer uma fábrica de R$ 5 bilhões na cidade chinesa de Wuhan para produzir modelos da Lotus.
INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOU TUBE
A revelação consta de documentos oficiais do governo chinês, aos quais a agência Reuters teve acesso. Mas a Geely não quis abrir muitos detalhes sobre quais modelos serão produzidos.
A data de inauguração também é um mistério. Mas já se sabe que a fábrica terá capacidade de produzir 150 mil unidades ao ano.
Esportivos na Inglaterra, SUVs na China
Atualmente, todos os carros da Lotus saem da fábrica da marca em Norfolk, Inglaterra. Essa fábrica receberá investimentos de R$ 7,6 bilhões da Geely. De acordo com o que sugerem relatórios anteriores, os esportivos da Lotus devem continuar tendo fabricação britânica, enquanto a planta chinesa se ocupará com o SUV esperado para o futuro.
Não está ainda claro se essa nova fábrica de Wuhan se dedicará apenas a produzir carros da Lotus. O que se sabe é que a intenção da Geely é fazer a marca crescer e enfrentar gigantes como a Porsche. Uma alemã que, aliás, faz muito sucesso na China.