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Preços do Ford Focus desabam com o fim próximo
Mercado

Preços do Ford Focus desabam com o fim próximo

Médio Focus sairá de linha em maio e versões tiveram reduções de preço entre R$ 9.110 e R$ 10.610

Redação

19 de jan, 2019 · 4 minutos de leitura.

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Ford Focus
Crédito:Crédito: Ford

A história é conhecida: os preços de qualquer carro caem quando seu fim está próximo. É o que agora acontece com o Ford Focus. Parte de um segmento há muito tempo desaquecido, o dos hatches médios, o modelo já vinha registrando vendas baixas nos últimos anos. Ele sairá de linha em maio sem deixar sucessores, assim como seu irmão sedã, o Focus Fastback.

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O modelo vendido no Brasil vem da Argentina, onde é produzido na planta de General Pacheco. Também é feito no México, de onde abastece o mercado norte-americano, no qual também não terá mais espaço. Isso porque a Ford optou por se concentrar nos SUVs, que têm maior demanda e rentabilidade.

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Para ajudar a desovar as unidades produzidas no fim do ciclo, a montadora fez uma redução expressiva na tabela da linha. Os novos preços tiveram baixas entre R$ 9.110 e R$ 10.610. Se antes a versão mais cara custava R$ 110.600, agora nenhuma passa da marca de R$ 100 mil.


Com o Focus, morrerá também o câmbio Powershift

Com câmbio manual, há apenas duas versões do hatch, SE 1.6 e SE Plus 1.6. Elas agora custam R$ 68.990 e R$ 77.990, respectivamente. O preço do Focus SE é, quem diria, o mesmo que a Ford agora pede pelo Ka Titanium 1.5 com câmbio automático, também tabelado a R$ 68.990.

Todas as demais versões do Focus têm motor 2.0 e câmbio automatizado Powershift. Com a morte do Focus, a malfadada transmissão, que manchou a reputação da marca devido aos problemas mecânicos, sairá de cena definitivamente. Ela já havia sido aposentada no EcoSport. E acaba de ser limada também do Fiesta, outro modelo no fim da linha, que agora só terá versões mais simples com câmbio manual.

Veja os preços do Ford Focus

Focus hatch
SE 1.6 manual – R$ 68.990 (redução de R$ 9.110)
SE Plus 1.6 manual – R$ 77.990 (redução de R$ 10.010)
SE 2.0 Powershift – R$ 75.990 (redução de R$ 9.810)
SE 2.0 Powershift SYNC3 – R$ 77.490 (redução de R$ 9.210)
SE Plus 2.0 Powershift – R$ 84.990 (redução de R$ 9.410)
Titanium 2.0 Powershift – R$ 94.990 (redução de R$ 9.910)
Titanium Plus 2.0 Powershift – R$ 99.990 (redução de R$ 10.610)


Focus Fastback (sedã)
SE 2.0 Powershift – R$ 74.990 (redução de R$ 10.210)
SE 2.0 Powershift SYNC3 – R$ 76.490 (redução de R$ 9.810)
SE Plus 2.0 Powershift – R$ 80.990 (redução de R$ 10.010)
Titanium 2.0 Powershift – R$ 91.990 (redução de R$ 9.810)
Titanium Plus 2.0 Powershift – R$ 96.990 (redução de R$ 10.510)

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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.