Você está lendo...
Carros que deram ‘baile’ na concorrência
Mercado

Carros que deram ‘baile’ na concorrência

Entenda por que Onix, Corolla e Compass foram campeões disparados em 2018

Rafaela Borges

30 de jan, 2019 · 12 minutos de leitura.

Publicidade

Onix, Compass e Corolla
Onix, Compass e Corolla
Crédito:Eles foram campeões disparados em 2018 (Foto: Tiago Queiroz/Estadão)
Onix, Compass e Corolla

Alguns quesitos básicos determinam se um carro fará sucesso ou não. “Ter bom custo-benefício, seguro baixo e ser de uma marca com boa reputação e que esteja há bastante tempo no País são importantes”, diz o consultor da ADK Automotive Paulo Garbossa. “Ter uma boa rede de distribuição de peças é essencial”, complementa. Também há quesitos que variam conforme o segmento. Chevrolet Onix, Toyota Corolla e Jeep Compass não têm nada em comum. No entanto, em 2018 esse trio deu um verdadeiro “baile” na concorrência. Eles venderam muito mais do que a soma de seus rivais.

Carro mais emplacado do Brasil há quatro anos consecutivos, em 2018 o Onix somou 210.458 vendas, seu recorde. O número é superior à soma das vendas do segundo e do terceiro colocados, respectivamente Hyundai HB20 e Ford Ka, concorrentes diretos do hatch compacto da Chevrolet. Juntos, os três registraram 208.792 exemplares vendidos no ano passado.

O Corolla teve 59.062 emplacamentos em 2018. Isso representa mais que a soma das vendas do segundo ao quinto colocados do segmento de sedãs médios (Honda Civic, Chevrolet Cruze, Nissan Sentra e Volkswagen Jetta). Juntos, os quatro somaram 58.851 vendas.

Publicidade


Em 2018, o Compass vendeu mais do que todos os rivais juntos (sem contar os SUVs médios de marcas premium, como Audi, BMW e Mercedes). O Jeep teve 60.284 emplacamentos. Seus principais concorrentes são os Hyundai ix35 e Tucson, o Kia Sportage, os Mitsubishi ASX e Outlander, o Toyota RAV4 e o Volkswagen Tiguan.

Confira por que Onix, Corolla e Compass são líderes tão contundentes de seus segmentos no mercado brasileiro.

Galeria: os carros mais vendidos no mundo em 2018


Compass

O Jeep Compass foi lançado no fim de 2016 e, já no primeiro mês de vendas, assumiu a liderança do segmento de utilitários-esportivos médios com ampla vantagem em relação aos rivais. Em 2017, foi o mais vendido entre todos os SUVs, deixando para trás até os compactos, que são mais baratos.

“Quando lançamos o Compass, no segmento de SUVs médios praticamente só havia importados ou carros de nicho”, diz a diretora da Jeep para a América Latina, Tania Silvestri. “O modelo chegou com bom preço e muitas versões (que incluem motores a diesel e flexível e tração 4×2 e 4×4).”

De acordo com a executiva, essa variedade de opções é o principal motivo para as boas vendas do carro, que consegue ser rival desde os SUVs médios mais simples aos que têm preços na casa dos R$ 200 mil. A tabela do Compass começa em R$ 113.990 e vai a R$ 193.990.


 

LEIA TAMBÉM

 


Tania diz que a presença do Renegade no mercado é outro fator que levou ao sucesso do Compass. “O SUV compacto preparou o terreno para a chegada do Compass, resgatando os valores da marca Jeep no Brasil e ampliando nossa rede de concessionárias, que cobre todas as principais praças.”

O consultor Paulo Garbossa diz que a reputação da Jeep como fabricante de SUVs é um fator essencial para o sucesso do Compass. “É um utilitário-esportivo que dá para levar para a estrada de terra.”

Tania também chama a atenção para o desenho do SUV. “É inspirado nos modelos maiores da Jeep, como o Grand Cherokee, mas com um toque de modernidade.”


VÍDEO: O SEGREDO DO SUCESSO DO COMPASS

 


Corolla

O Corolla pode servir de exemplo para qualquer marca (inclusive Chevrolet e Jeep) que busque transformar o sucesso de um produto em algo perene. Enquanto o Onix é líder de vendas há quatro anos e o Compass há dois, o Toyota está no topo do ranking de vendas dos sedãs médios há uma década. O Corolla assumiu o posto em 2009, desbancando o Honda Civic, seu arquirrival.

Diferentemente do que ocorre com Onix e Compass, que são carros relativamente novos, o Corolla se destaca por ter clientela muito fiel, segundo a própria Toyota. “O dono de Corolla é racional, e não tão apegado a aspectos como design e tecnologia, como o dos demais sedãs”, diz o gerente de produto da marca no País, Maurílio Pacheco.

“O principal fator para a compra é a imagem da Toyota e do próprio Corolla, de confiabilidade e durabilidade”, conta Pacheco. Ele afirma que pesquisas feitas pela marca com clientes do Corolla (a mais recente é do fim de 2018) confirmam a impressão.


O Corolla tem um dos maiores valores de revenda do segmento. Esse conjunto é o que faz o carro vender bem.

“Não é um carro que dá manutenção fora das revisões e não têm custo alto”, diz a aposentada Lucia Komati, que está em seu nono exemplar do sedã e pretende comprar um novo, quando a próxima geração chegar ao País. “O atendimento na autorizada é sempre cordial”, afirma.

O representante comercial Diego Lorensini está em seu terceiro Corolla. Ele aponta a baixa manutenção, o bom preço de revenda e durabilidade como fatores para a compra.


VÍDEO: O SEGREDO DO SUCESSO DO COROLLA

 


Onix

Os clientes do Onix ouvidos pelo Jornal do Carro não são unanimidade quando o assunto é satisfação. Já as razões para a compra são quase sempre as mesmas: preço competitivo e a central multimídia MyLink.
“Comprei meu Onix zero-km em 2014 e, depois de fazer muita pesquisa, o achei mais espaçoso e com painel central mais tecnológico que o da concorrência”, diz a designer Renata Garcia. “Ele também tinha preço mais acessível.”

O Onix tem preço sugerido a partir de R$ 44.990 na versão Joy, ainda com carroceria antiga, e de R$ 47.090 na LT, já com novo estilo. Todas têm a central multimídia MyLink (no painel central), seja como item de série ou opcional.

O Chevrolet foi o primeiro carro do segmento a oferecer essa tecnologia. Em pesquisas feitas pelas montadoras, os consumidores consideram o item como essencial.


VÍDEO: SEGREDO DE SUCESSO DO ONIX

A junção do bom custo-benefício com o MyLink é a receita do sucesso do Onix. A Chevrolet também tem uma das maiores redes de distribuição do País (cerca de 600 pontos).

O consultor Paulo Garbossa atribui o sucesso não apenas do Onix, mas de Compass e Corolla, a um “efeito cascata”. “Quanto mais o carro vende, melhor é a sua fama. Isso também ocorria com o (Volkswagen) Gol (líder de vendas no Brasil por 27 anos seguidos).”


Para ter a mesma longevidade, o Onix terá de beber da fonte do Corolla, ou seja: fidelização. O desafio é grande.

Renata, por exemplo, diz que, quando for trocar de carro, provavelmente não será por outro Onix. “Nesses quase cinco anos foram poucas as vezes em que ele precisou de reparos. Porém, todos os defeitos foram muito sérios. Fiquei com o pé atrás.”

Galeria: os carros mais vendidos no Brasil em 2018

Os campeões do mercado brasileiro

Compass
Unidades vendidas em 2018 – 60.284
Preços – de R$ 113.990 a R$ 193.990


Principais concorrentes/Emplacamentos em 2018
Hyundai ix35 – 8.525 unidades
Volkswagen Tiguan – 5.771 unidades

O que vem por aí no segmento
– Compass deve ganhar versão de sete lugares
– Volkswagen vai lançar um SUV compacto feito no Mercosul
– Nova geração do Toyota RAV4 (importada) chega neste ano

Corolla
Unidades vendidas em 2018 – 50.062
Preços – R$ 90.990 a R$ 118.990


Principais concorrentes/Emplacamentos em 2018
Honda Civic – 25.942 unidades
Chevrolet Cruze – 19.828 unidades

O que vem por aí no segmento
– Nova geração do Corolla feito no Brasil chega neste ano
– Modelo terá versão híbrida
– Chevrolet Cruze receberá internet 4G

Onix
Unidades vendidas em 2018 – 210.458
Preços – R$ 44.990 a R$ 66.590


Principais concorrentes/Emplacamentos em 2018
Hyundai HB20 – 105.506 unidades
Ford Ka – 103.285 unidades

O que vem por aí no segmento
– Onix vai ganhar nova geração neste ano, além de internet 4G
– March ganhará versão reestilizada desenvolvida no Brasil
– HB20 também terá nova geração

Deixe sua opinião