Você está lendo...
Professores do MIT processam Ford por quebra de patente
Notícias

Professores do MIT processam Ford por quebra de patente

Trio de professores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts alegam ser inventores de tecnologia que combina injeção direta e indireta

Redação

15 de fev, 2019 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

patente
Sistema que professores alegam serem inventores está em motores da Ford desde 2015
Crédito:Foto: Aaron Josefczyk/Reuters
patente

Três professores do MIT estão processando a Ford pelo uso uma tecnologia patenteada pelo trio. O sistema de injeção direta de combustível e com dois tipos de injeção usados nos motores EcoBoost teria sido criado pelos professores. Eles agora pedem compensação pelo uso da patente.

A Ford e o MIT fizeram uma parceria ainda em 2007 para desenvolvimento de novas tecnologias para motores. Uma segunda parceria uniu os times do instituto de tecnologia de Massachusetts, encerrada em 2015. A Ford, na época, alegou que os professores eram “inventores gananciosos”, que se recusaram a negociar direitos para licenciar as patentes.

Os professores Leslie Bromberg, Daniel R. Cohn, e John B. Heywood, do MIT, alegam sr os inventores do sistema de injeção dupla de combustível. Ele combina injeção direta e indireta para melhor mistura ar-combustível. O sistema garante uma combustão mais estável do que os sistemas de injeção unicamente direta.

Publicidade


Ford recusou patente

Eles transferiram a propriedade da patente para o MIT, que garantiu a licença à Ethanol Boosting Systems, empresa fundada pelos professores. A EBS ofereceu as patentes da tecnologia de injeção dupla à Ford em 2014, que declinou da oferta.

O processo alega que apesar do acordo não ter sido firmado, a Ford começou a usar o sistema em seus motores. Os propulsores são usados nas picapes da Série F e no Ford Expedition, além de outros modelos de grande porte.

Deixe sua opinião