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Novo Série 3 é carro 'raiz' da era moderna
Avaliação

Novo Série 3 é carro 'raiz' da era moderna

Tração traseira e visual que 'bebe' na 1ª geração se unem à tecnologia de ponta no novo Série 3

Rafaela Borges

18 de mar, 2019 · 15 minutos de leitura.

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Novo Série 3
Novo BMW Série 3
Crédito:Fotos: Christian Castanho/BMW/Divulgação
Novo Série 3

O novo Série 3, da BMW, chegará às lojas do Brasil no dia 28 de março mantendo características que encantam os apaixonados por carros desde a primeira geração, de 1975. Agora em sua sétima encarnação, o carro vem por enquanto apenas na versão 330i. São R$ 219.950 no catálogo Sport e R$ 269.950 no M Sport.

Mesmo mantendo sua essência de sedã "raiz", a sétima geração do carro não abriu mão de toda parafernália tecnológica que um veículo moderno e sofisticado precisa ter. Ele passa a trazer um requintado sistema de assistência ao estacionamento e assistente pessoal.

Outros destaques são o sistema semiautônomo de condução e o painel virtual com tela de 12,3".

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Inicialmente, o novo Série 3 vem da Alemanha. O lote inicial é de cerca de mil unidades. A partir de julho, começa a ser feito no Brasil (em Araquari, SC) na mesma versão, 330i.

Uma segunda opção de motor está prevista para chegar ao novo Série 3 nacional até o ano que vem. A maior possibilidade é a 320i, que ainda não está disponível na Europa.

 


VEJA A GALERIA DO NOVO SÉRIE 3

 

Assistente pessoal

A versão avaliada pelo Jornal do Carro foi a M Sport, que traz de série todo o novo conteúdo tecnológico do novo Série 3. O assistente pessoal é a "estrela". O motorista pode batizá-lo com o nome que quiser.


No carro avaliado, ele foi batizado com diversos nomes, dependendo do motorista. Entre eles, Neymar e Romário. Basta dizer "olá, BMW", ou "olá" e o nome escolhido, em tom de voz forte, para o sistema responder.

O funcionamento é inconstante. Eventualmente, ele responde bem a comandos de voz para funções como inserir um endereço no GPS (embora não consiga encontrar nomes de ruas mais complicados e menos conhecidos, como Itapimirum), ajustar a temperatura interna ou entregar informações sobre o clima ou o posto de combustível mais próximo, por exemplo.

Em seguida, fica confuso para entregar essas informações. De acordo com a BMW, com o tempo o assistente, que usa inteligência artificial, vai aprendendo os desejos e a maneira de falar do motorista. Para isso, é necessário usá-lo com frequência.


O sistema não lê notícias a partir de comando de voz. É preciso acioná-las manualmente, o que inviabiliza o acesso a essas informações quando se está dirigindo.

Outras tecnologias

O painel virtual do 330i M Sport tem tela configurável. É possível mudar as informações do meio do monitor, escolhendo entre dados da central multimídia ou mapas do navegador, por exemplo. Velocímetro e conta-giros, nas laterais, são fixos.

O sistema semiautônomo de condução permite ao motorista tirar as mãos do volante por até dez segundos em algumas situações, como em rodovias, por exemplo. É preciso ter faixas bem conservadas para que o carro possa movimentar o volante sozinho.


A tecnologia funciona entre 30 km/h e 210 km/h. Ela utiliza radares, sensores, leitor de faixas e o controlador de velocidade adaptativo.

 

OUTRAS AVALIAÇÕES DE CARROS


 

O assistente ao estacionamento do novo Série 3 traz nova função, além de fazer manobras perpendiculares e paralelas. Trata-se do sistema reverso.

Essa tecnologia auxilia o motorista a fazer manobras em marcha à ré em garagens ou ruas sem saída, por exemplo. O sistema mostra os comandos na tela multimídia e no painel virtual e vira o volante sozinho. O condutor só precisa acionar os pedais.


A central multimídia tem tela de 10" sensível ao toque, que pode ser também comandada por meio de botões no console central. Ela pode ser conectada a smartphones da Apple por meio do sistema CarPlay.

Para os Android, há o MirrorLink, que espelha o monitor do telefone no do sistema de entretenimento. No entanto, o comando é feito pelo próprio aparelho móvel, não pelo da central da carro - diferentemente do que ocorre com os Apple.

Desenho e plataforma

Quem vê a primeira geração do Série 3 e a sétima consegue identificar que trata-se da evolução de um mesmo carro. O desenho vai mudando, mas sem perder a identidade do modelo original (foto abaixo).


BMW Série 3 primeira geração
O primeiro BMW Série 3 (Foto: Rafaela Borges/Estadão)

 

O novo Série 3 mudou de plataforma. A F foi substituída pela G. A mudança permitiu, por exemplo, o uso mais amplo de alumínio. Além do capô, o material agora também está nas longarinas e nos para-lamas. Com isso, o carro ficou 60 quilos mais leve.


Além disso, cresceu. O comprimento está 8 cm superior e a largura, 1,6 cm; A distância entre os eixos, ficou 4,1 cm maior, totalizando 2,85 metros.

O espaço para pernas e cabeça dos ocupantes do banco de trás é bom. Porém, o túnel central é muito alto, prejudicando a acomodação das pernas do ocupante do meio.

Apesar dessas mudanças estruturais, o visual precisa de um olhar mais atento para se separar daquele usado no modelo antigo, de sexta geração (veja foto abaixo). A grade, por exemplo, ficou mais larga, mas mantém a disposição em dois gomos.


BMW Série 3
Série 3 de sexta geração (Foto: BMW/Divulgação)

 

Agora, ela é ativa, abrindo ou fechando de acordo com a velocidade. Isso melhora a aerodinâmica. O cx, que era de 0,23, foi para 0,25.


Os faróis, na versão M Sport, têm LEDs e usam laser no facho alto. Atrás, as lanternas mantêm o formato de L, mas com um novo desenho. A saída de escape traseira é dupla. As rodas da versão de topo têm 19" e são escurecidas.

Cabine

O acabamento interno é bem cuidado e emborrachado, com materiais nobres como couro e alumínio trabalhado (que lembra fibra de carbono).

Junto com a parafernália digital do carro, a qualidade do acabamento forma um conjunto sofisticado e moderno, além de superior ao da geração anterior. Porém, ainda é um pouco inferior, em requinte, à de modelos da Mercedes.


O botão de partida, que ficava ao lado do volante, foi para o console central, ao lado da alavanca do câmbio. E os freios de estacionamento passam a ser elétricos.

O porta-malas tem 365 litros com o estepe. Porém, o motorista pode retirá-lo (o compartimento em que fica o pneu extra tem fácil remoção). Nesse caso, a capacidade vai a 480 litros.

Os pneus são "run flat" (podem rodar por determinadas distâncias mesmo furados).


VÍDEO: TUDO SOBRE O NOVO CLASSE C

Motor do novo Série 3

A versão 330i do novo Série 3 tem motor turbo de 2 litros e quatro cilindros que gera 258 cv de potência. São 13 cv a mais que o modelo anterior, que era chamado de 328i.


Como o propulsor é o mesmo do modelo anterior, foram feitas algumas alterações para entregar a potência extra. Houve acertos na eletrônica e na turbina. Os pistões agora são forjados. O motor é a gasolina, mas deverá ser flexível no carro nacionalizado.

O torque também aumentou. O propulsor está 5 mkgf mais forte, com 40,8 mkgf a partir de 1.550 rpm. O câmbio automático de oito velocidades não mudou.

A suspensão (independente nas quatro rodas) ficou mais baixa do que a da geração anterior, e os freios também são novos. Diferentemente da arquirrival Mercedes-Benz, que vem aderindo à tração dianteira ou à 4x4, a BMW manteve o sistema na traseira no novo Série 3.


Diversão

O BMW 330i M Sport foi avaliado no circuito fechado Velo Citta, em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo. Não é a condição ideal para testar todos os parâmetros do carro, como o conforto, por exemplo. Por outro lado, é perfeita para levar o novo Série 3 ao limite.

O carro se destaca pela força na saída de curvas, nas quais o motor turbo enche rápido e oferece respostas quase viscerais. Principalmente no modo do condução Sport+, que modifica as respostas do 2.0, do câmbio e do sistema de direção (fica mais dura), além de reduzir os sistemas de assistência à estabilidade e tração.

Nos modos confortável e esportivo do novo Série 3, é fácil segurar o carro na trajetória. A distribuição de peso (50% na traseira e 50% na dianteira) ajuda nessa missão.


Já no Sport+, o braço do condutor conta bem mais, pois as "traseiradas" típicas de carros com tração traseira são mais constantes.

 


É comum o novo Série 3 "dançar" levemente nas saídas de curvas feitas com muita pressão no pedal do acelerador, mas sem ser arisco a ponto de levar o motorista perder o controle. Diversão garantida sem comprometer a segurança.

O câmbio faz trocas rápidas e sem muitos trancos, principalmente no modo de condução confortável. A frenagem é eficiente e progressiva, com pedais sensíveis na medida certa. Os discos são ventilados nas quatro rodas.

A posição de guiar levemente inclinada, típica de modelos com apelo esportivo, foi mantida, e a ergonomia é um destaque. Todos os comandos estão à mão e o painel tem inclinação perfeita, "casando" bem com o ângulo de visão do motorista.


Ficha técnica - 330i M Sport

Preço sugerido - R$ 269.950
Motor - 2.0, turbo, 4 cilindros, 16V, gasolina
Potência - 258 cv a 5.000 rpm
Torque - 40,8 mkgf a 1.550 rpm
Câmbio - Automático, oito marchas
Tração - Traseira
0 a 100 km/h - 5,8 segundos
Velocidade máxima - 250 km/h (limitada eletronicamente)
Comprimento - 4,7 metros
Largura - 1,82 metro
Entre-eixos - 2,85 metros
Peso - 1.470 quilos
Tanque - 59 litros
Porta-malas - 365 a 480 litros

FONTE: BMW

PRÓS

Desempenho e tecnologia


Carro é divertido de guiar sem ser arisco a ponto de causar insegurança em curvas. Há modo de auxílio às manobras em marcha à ré e sistema semiautônomo de condução.

CONTRAS

Detalhes tecnológicos e espaço atrás

Mesmo com entre-eixos maior, o ocupante do meio do banco de trás ainda fica muito mal acomodado. Assistente pessoal tem funcionamento inconsistente e painel virtual só pode ser configurado no meio (velocímetro e conta-giros são fixos)


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