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Kawasaki Ninja ZX-6R mantém esportividade, mas fica mais domável
Avaliação

Kawasaki Ninja ZX-6R mantém esportividade, mas fica mais domável

Nova Kawasaki Ninja ZX-6R chega para ser a única 600 cm³ à venda no País; modelo vem por R$ 49.990 com seus até 136 cv de potência

José Antonio Leme

02 de abr, 2019 · 4 minutos de leitura.

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ninja zx-6r
KAWASAKI NINJA ZX-6R. CRÉDITO: GUSTAVO EPIFANIO/KAWASAKI/DIVULGAÇÃO
Crédito:

A renovada Ninja ZX-6R chega às concessionárias Kawasaki do País na primeira quinzena de abril para ser a única representante do segmento de esportivas de 600 cm³ à venda no País. A moto tabelada a R$ 49.990 foi reestilizada, traz novos faróis, lanterna de LEDs e grafismo e é oferecida apenas na cor verde. Novo também é o painel com mais funções e que agora tem marcador de nível de gasolina.

Para atender o programa de emissões de poluentes (Promot4), a Kawasaki adotou um novo sistema de escape. Com isso, o motor de quatro cilindros e 636 cm3³ perdeu um 1 cv. Agora são 130 cv (136 cv quando o sistema de Ram Air, que aumenta o fluxo de ar na câmara de combustão, entra em ação) e 7,2 mkgf.

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A central eletrônica tem novo ajuste de mapeamento para o motor e dois modos de condução. No Full 100% da potência é entregue, e no Low, 66%. Na pista, foi possível constatar que o motor da nova Ninja ZX-6R é dócil.

Em geral, as motos de 600 cm³ costumam ser mais ariscas que as 1.000, por exemplo, girando mais e entregando potência e torque totais apenas em giros elevados. Essa Kawasaki feita no Japão foge à regra, tendo ficado melhor em médias e baixas rotações.


O que também contribui com as respostas rápidas aos comandos do acelerador é a transmissão final mais curta. Isso garante torque sempre presente, mas reduz a velocidade máxima (ao menos em tese). Não chega a ser um problema, já que na pista foi fácil chegar aos 200 km/h.

Para aumentar a sensação de domínio na hora de acelerar o piloto pode escolher um dos três níveis de intervenção do controle de tração. Na pista, utilizamos sempre a menor interferência e ainda assim a ZX-6R passou muita segurança.


Conforto apesar de esportiva

A ergonomia é boa, mesmo para pilotos com 1,8 metro de altura ou mais. Há espaço para trabalhar o corpo sobre o banco e encontrar a melhor posição de pilotagem.

O câmbio de seis velocidades tem engates fáceis e sistema quick-shift, que permite “subir” marchas sem utilizar a embreagem, o que deixa as trocas mais ágeis. Nas reduções, a embreagem deslizante evita que a roda traseira trave.

As novas suspensões da marca Showa garantem segurança e têm amplo leque de ajustes. Mesmo na configuração básica, a frente da ZX-6R afunda pouco em frenagens fortes. Eficientes, os freios a disco Nissin de 310 mm na frente e 220 mm atrás não são invasivos.


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