Você está lendo...
Fiat inaugura centro de carros históricos
Notícias

Fiat inaugura centro de carros históricos

Centro de carros históricos em Turim abriga 250 modelos de Fiat, Lancia e Alfa Romeo

Redação

08 de abr, 2019 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Carros históricos Fiat
Carros históricos
Crédito:HUB, da FCA, fica em Turim (Foto: FCA/Divulgação)
Carros históricos FCA

A FCA (Fiat-Chrysler) está inaugurando em Turim (Itália) um novo centro de exposição de carros históricos. O local foi batizado de FCA Heritage HUB, tem capacidade para guardar até 250 modelos.

Os carros históricos do HUB são das marcas italianas do grupo: Fiat, Alfa Romeo e Lancia. O espaço fica em Mirafiori, famoso centro industrial de Turim, cidade que é sede original na Fiat.

Hoje, com a formação do Grupo FCA, há também sedes em Detroit (EUA) e Londres.

Publicidade


O espaço tem 15 mil metros quadrados, nos quais a exposição é separada por temas. Há ainda um espaço que conta a história do bairro de Mirafiori.

Os carros históricos

No HUB, há oito diferentes temas para separar os carros históricos. Cada espaço temático tem oito veículos.

Entre os temas, há sustentabilidade, corridas, ralis, carros pequenos, protótipos, etc. De acordo com informações da FCA, alguns modelos à mostra nunca foram expostos anteriormente. Os veículos foram produzidos de 1908 até 2008.


Entre os destaques do HUB, da marca Fiat há o 500 Topolino A, o Barchetta, o 110E e o 124S. Há diversos carros históricos da Lancia também, como o Aurelia, o Fulvia e o Stratos.

Além de carros históricos, o local também tem um espaço para restauração de automóveis das marcas.

Outros centros de preservação

Diversas marcas têm centros de preservação de carros históricos como o HUB. Não são museus, e sim espaços para eventos, negócios e aprendizado.


Grupos de colégios e faculdades, por exemplo, são autorizados a visitar esses espaços com agendamento prévio.

Nos arredores de Paris há o Conservatoire, da Citroën, com carros como um DS que serviu Charles De Gaulle. O Heritage Center, da GM, fica nos arredores de Detroit.

A Honda mantém próximo a Los Angeles um espaço em que guarda suas raridades sobre quatro e duas rodas, como o primeiro NSX e monopostos de Fórmula 1.


 

Deixe sua opinião