Você está lendo...
Caoa Chery Arrizo 5 elétrico terá preço competitivo
Avaliação

Caoa Chery Arrizo 5 elétrico terá preço competitivo

Sedã compacto será o primeiro carro 100% a eletricidade feito no País

Tião Oliveira, de Wuhu, China

19 de abr, 2019 · 11 minutos de leitura.

Publicidade

Arrizo 5e
Arrizo 5e
Crédito:Fotos: Tião Oliveira/Estadão
Arrizo 5e

O Arrizo 5 elétrico (Arrizo 5e) deve chegar às lojas da Caoa Chery do Brasil ainda neste ano. Primeiro carro 100% elétrico feito no Brasil, o sedã médio terá preço bastante competitivo – em torno dos R$ 120 mil.

São cerca de R$ 50 mil a mais que a tabela da versão de entrada com motor a combustão. Ainda assim, o sedã compacto será mais barato até que o Toyota Prius, que é híbrido e parte de R$ 126.600.

O Arrizo 5e foi uma das atrações da Caoa Chery no Salão do Automóvel, em novembro do ano passado. Além do três-volumes, a empresa expôs o SUV compacto Tiggo 2e e o hatch subcompacto eQ1, também elétricos.

Publicidade


Vídeo da semana: M2 Competition e TT RS na pista

 


Arrizo elétrico é bom de curva

Avaliamos o Arrizo 5e em uma pista de testes na sede da Chery, em Wuhu, na China. Em movimento, a versão elétrica é ainda melhor que a com motor 1.5 flexível turbo de 150 cv, lançada no mercado brasileiro durante o salão paulista.

Por fora, a única diferença entre elas é a adição da letra “e” ao nome do carro. Na cabine, no lugar onde ficaria a haste de câmbio há um botão giratório por meio do qual o motorista aciona os modos D (dirigir), P (estacionado) e N (neutro).

Abaixo dele fica o botão que libera e trava os freios. A partia do motor também é feita por meio de um botão localizado à direita do volante.


Das sutilezas, há o aviso luminoso “ready” (pronto para uso) na parte superior do quadro de instrumentos, e do nível da carga das baterias – à direita do velocímetro -, além de mais funções na central multimídia.

Recuperação de frenagem pode ser ajustada

Um dos destaques é a que permite gerenciar o quanto de energia será recuperada nas frenagens. Com toques na tela localizada no meio do console central o motorista pode optar entre cinco níveis de ajuste.

No 1 (a menor interferência), o carro fica mais “solto”. Já com o nível 5 acionado a redução de velocidade quando se tira o pé do acelerador é instantânea.


Isso porque o sistema passa a funcionar como um dínamo. A eletricidade gerada pela inércia será enviada às baterias.

Na prática, o Arrizo 5, como qualquer modelo híbrido ou 100% elétrico, é mais eficiente quando está no anda e para do trânsito urbano. Em velocidade de cruzeiro, como em estradas e vias rápidas, o motor elétrico é mais demandado e, exceto em descidas, a recuperação de energia é bem menor.


Caoa Chery terá dois recarregadores

O recarregamento completo do pacote baterias de íons de lítio é feito em cerca de 4 horas em tomadas convencionais de 220 volts. Há também um recarregador rápido, que permite repor cerca de 80% da carga em 40 minutos.

O Arrizo 5e que será vendido no Brasil virá com as duas opções. O plug para conectar o recarregador fica no mesmo local do bocal do tanto de combustível da versão flexível. Com as baterias completas, a autonomia chega a 400 km, de acordo com dados da Caoa Chery.

Instalado na dianteira, o motor elétrico do sedã compacto gera cerca de 122 cv de potência e torque de 28,1 mkgf, ante os 19,4 mkgf a 4.000 rpm do quatro-cilindros flexível. A principal diferença é que no Arrizo 5e a força total fica disponível imediatamente.


A velocidade máxima do sedã elétrico é de 152 km/h. Já a aceleração da imobilidade aos 100 km/h é feita em 9,7 segundos, de acordo com dados divulgados pela Caoa Chery durante o Salão.

Acelerações convincentes

Embora tenha sido avaliado em pista plana, foi possível constatar que o Arrizo 5e tem bom fôlego tanto em arrancadas quanto em retomadas de velocidade. Ao pressionar com firmeza o pedal da direita, o carro responde com vigor. E o que se ouve a bordo é apenas um zunido (bem baixo).


A versão elétrica é bem mais gostosa de guiar que a com motor a combustão, avaliada no ano passado. Mesmo ao fazer uma curva de cerca de 180º a cerca de 70 km/h, a carroceria não chegou a se inclinar de forma excessiva.

 

Vídeo relacionado: Caoa Chery Tiggo 5X em detalhes


O pacote de baterias instalado sob o assoalho, aliado ao bom ajuste das suspensões, colabora com esse bom comportamento. Embora o piso da versão elétrica seja mais alto, isso não chega a comprometer o espaço interno.

Não há segredo. O centro de gravidade baixo se traduz em maior estabilidade.


Durante a breve avaliação, a dianteira do Arrizo 5e não levantou de modo exagerado em arrancadas fortes. Tampouco mergulhou quando os freios foram acionados com vigor.

Direção poderia ser mais firme

A assistência da direção, por sua vez, poderia ser um pouco mais firme. A calibração, voltada ao conforto, deixa as respostas um tanto letárgicas.

Como o modelo que será vendido no Brasil receberá ajustes para agradar o gosto do consumidor brasileiro, é provável que isso seja revisto.


Os freios são bastante eficientes, graças também ao sistema de recuperação de energia. A 100 km/h e com o nível 1 acionado, o sedã rodou praticamente solto ao chegar ao fim da reta. Ainda assim, bastou pressionar levemente o pedal da esquerda para a velocidade baixar rapidamente.

Já com o gerenciamento de nível 5 ativado, a redução de velocidade quando se tira o pé do acelerador é imediata. No Arrizo 5e esse tipo de “frenagem” está longe de ser brutal quanto a de modelos como Chevrolet Bolt, Jaguar I-Pace e Nissan Leaf, por exemplo, mas também requer alguma adaptação de quem não tiver familiaridade com o comportamento de veículos elétricos.

Tiggo 2e elétrico é possibilidade

Além do sedã Arrizo 5e, o SUV Tiggo 2e também tem boas chances de vir ao Brasil. Isso porque, do ponto de vista de produção, as diferenças entre as versões elétricas e com motor a combustão são relativamente pequenas.


Na prática, a produção de ambos os carros na fábrica da Caoa Chery em Jacareí exigiria um investimento relativamente baixo. A empresa ainda estuda qual ou quais modelos serão feitos (em uma linha paralela). Tanto o sedã quando o SUV elétricos estão em fase de homologação no País.

O JORNALISTA VIAJOU A CONVITE DA CAOA CHERY

Prós

Comportamento e preço
Bom de acelerar, frear e firme em curvas, sedã será o elétrico mais barato do País.


Contra

Respostas da direção
No carro avaliado o ajuste estava voltado ao conforto, o que o deixou um tanto letárgico.

FICHA TÉCNICA

Caoa Chery Arrizo 5e
Preço (estimado): R$ 120 mil
Motor: elétrico síncrono de imãs permanentes
Potência: 90 Kw (cerca de 122 cv)
Torque: 18,1 mkgf
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,7 segundos
Comprimento: 4,53 metros
Largura: 1,81 metro
Distância entre os eixos: 2,65 metros
Porta-malas: 430 litros
Fonte: Caoa Chery

Deixe sua opinião