Você está lendo...
Procon poderá multar Ford por EcoSport sem estepe
Notícias

Procon poderá multar Ford por EcoSport sem estepe

Na opinião do órgão, as informações passadas ao consumidor sobre a usabilidade dos pneus do tipo run flat não são claras

Redação

21 de abr, 2019 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

ecosport com pneu run flat, sem estepe
Ford EcoSport Titanium sem estepe que estava no Salão do Automóvel, em novembro. CRÉDITO: FORD/DIVULGAÇÃO
Crédito:

A chegada de uma versão com pneus do tipo run flat, que dispensam o uso de estepe, foi a principal novidade que a Ford ofereceu na linha 2020 do EcoSport. Mas por ora o Procon de São Paulo não está convencido de que essa novidade é realmente boa para o consumidor. E poderá multar a montadora.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOU TUBE

O órgão, que no Estado é vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, notificou a montadora em março, para que ela apresentasse explicações sobre diversas questões envolvendo a incipiente tecnologia. A preocupação é sobre a usabilidade prática do sistema.

Publicidade


O Procon-SP quis saber quais itens de segurança incluídos com o carro compensariam a falta do pneu sobressalente. Pediu explicações sobre o conteúdo do kit de reparo e suas instruções de uso. Perguntou se um pneu danificado pode ser reparado. E com que facilidade os pneus do tipo run flat podem ser encontrados no mercado. E, principalmente: se todos esses pontos estão claros para os consumidores.

VÍDEO DA SEMANA: M2 Competition e TT RS na pista


A Ford explicou que, em caso de furo, o consumidor deve fazer uso de um kit de reparos. E poderá percorrer no máximo 200 km, a velocidade não superior de 80 km/h. Acrescentou que, após 15 minutos do reparo, se o pneu não atingir a pressão recomendada, o motorista deve imobilizar o carro e acionar a Ford.

Informações sobre pneu run flat não estariam claras

Mas a resposta não deixou o órgão satisfeito. Em nota oficial, o Procon-SP “constatou que informações importantes sobre o funcionamento dos pneus com a nova tecnologia não estão claras no manual fornecido pela montadora”.

Para a fundação, “essas informações devem conter linguagem clara, objetiva e acessível”, já que se trata de nova tecnologia. Por isso, a diretoria de fiscalização do Procon-SP está instaurando um procedimento administrativo contra a Ford.


+ Ford espera sair da crise em 2019

Se uma análise técnica constatar que há irregularidade – deficiência ou falta de clareza que prejudique o consumidor – o órgão poderá autuar a montadora, que terá de pagar uma multa.

EcoSport sem estepe, só na versão Titanium

Sem o pneu reserva na tampa traseira, o visual do SUV compacto da Ford ficou mais limpo. Mas o EcoSport foi projetado para não ter estepe no porta-malas, que tem capacidade limitada. Por isso, a solução foi adotar os pneus do tipo run flat e eliminar a roda extra.


A novidade está presente apenas na versão Titanium, que custa R$ 103.890. Outra mudança importante foi a troca de motor: com exceção da versão Storm (a única com tração 4×4), que manteve o motor 2.0, as demais versões do EcoSport agora vêm com propulsor 1.5.

Deixe sua opinião