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Caoa Chery eQ1 é boa surpresa na China
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Caoa Chery eQ1 é boa surpresa na China

Subcompacto eQ1 é ótimo para uso urbano, mas tem pouca chance de vir ao Brasil

Tião Oliveira, de Wuhu, China

23 de abr, 2019 · 5 minutos de leitura.

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Chery
Chery eQ1
Crédito:Tião Oliveira/Estadão

O eQ1 é uma excelente sulução para as cidades. Com apenas 3,2 metros de comprimento (37 cm a menos que um Fiat Mobi, por exemplo), o subcompacto leva quatro pessoas com bom nível de conforto para um modelo desse tamanho.

Há bons 2,15 m de distância entre os eixos. Para comparação, o do Mobi tem 2,42 m. Atrás, mesmo quem tem 1,8 metro de altura não raspa a cabeça no teto do modelo chinês.

Chegar ao banco traseiro requer alguma destreza. Mas há que se considerar que estamos falando de um carro de duas portas. O porta-malas é diminuto, as rodas de liga leve têm 15 polegadas e não há estepe.

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Leve (pesa 1.015 kg), o eQ1 tem estrutura feita de alumínio, carroceria de plástico e teto de vidro. A cabine é bastante funcional e o acabamento, bem feito. Os revestimentos de painel, portas e bancos feitos de couro sintético marrom e laranja dão um aspecto jovial ao carrinho.

O quadro de instrumentos digital é simples e bem fácil de ler. No centro do painel há uma tela de 10 polegadas sensível ao toque similar à dos demais modelos, mas no eQ1 ela é flutuante (destacada). O sistema também tem ajuste do nívvel de recuperação da energia gerada em frenagens.


A autonomia chega a 410 km e, para recarregar 80% da bateria, são necessários apenas 30 minutos. O motor, de cerca de 41 cv e 12,2 mkgf, deixa o carrinho bastante esperto e gostoso de dirigir.

A velocidade máxima é de 100 km/h.Para acelerar de 0 a 100 km/h o eQ1 precisa de apenas 6 segundos, de acordo com informações da Caoa Chery.

O eQ1 fica grudado ao chão, independentemente da velocidade. Além de ser curtinho e ter o jogo de baterias sob o assoalho, suas suspensões são independentes (McPherson) nas quatro rodas.


Mas, mesmo sendo repleto de virtudes, é pouco provável que o eQ1 seja vendido no Brasil. Isso porque o carrinho teria de ser importado e, com isso, seu preço ficaria em torno dos R$ 70 mil.

No caso do Arrizo 5 do Tiggo 2, as versões elétricas podem perfeitamente ser feitas em uma linha de produção paralela, na mesma planta onde são fabricados os carros com motor a combustão.

Prós


Espaço interno

Elétrico é 37 cm mais curto quem um Fiat Mobi e leva quatro pessoas – atrás, mesmo quem tem 1,8 m de altura não raspa a cabeça no teto.

Contras


Porta-malas

Diminuto, permite levar apenas duas mochilas ou uma mala bem pequena, do tipo das que vão na cabine de aviões.

Ficha técnica

Chery eQ1


Motor: elétrico síncrono de imãs permanentes

Potência: 41 Kw (cerca de 56 cv)

Torque: 12 mkgf


Velocidade máxima: 100 km/h

Comprimento: 3,2 metros

Largura: 1,67 metro


Distância entre os eixos: 2,15 metros

Pneus e rodas: 165/65 R15

Fonte: Chery


O JORNALISTA VIAJOU A CONVITE DA CAOA CHERY

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