Você está lendo...
Veja como fazer uma visita pelas fábricas de carros no País
Notícias

Veja como fazer uma visita pelas fábricas de carros no País

Montadoras têm programas de visitação às fábricas no Brasil; saiba como ver um carro sendo produzido

José Antonio Leme

24 de mai, 2019 · 11 minutos de leitura.

Publicidade

imposto
T-Cross é um dos modelos da VW fabricados no Brasil
Crédito:Volkswagen/Divulgação

Para quem gosta de carros, um dos passeios mais legais é a visita a uma fábrica de automóveis. Lá é possível ver como ocorrem os processos, como os carros são produzidos, desde o início da montagem até a saída da linha de produção. Veja quais têm e como funcionam.

VOLKSWAGEN - A Volkswagen deu início a um novo programa de visitação as suas fábricas. O "VCnaVW" foi iniciado nas fábricas de São Bernardo do Campo (SP), São Carlos (SP), Taubaté (SP) e São José dos Pinhais (PR).

Nas fábricas, os visitante conhecem todo o processo produtivo e ao final tem acesso a um carro produzido no local. Em SBC é um Virtus ou Polo, em Taubaté, o Up! e em Pinhais, agora é o T-Cross. Além disso há áreas para fotos sobre a visita a fábrica, com painéis cujo nome do programa passa a ser "EUnaVW" uma vez que o visitante já está lá dentro.

Publicidade


Com cerca de duas horas de duração, a visitação é aberta clientes, fãs da marca, concessionários, fornecedores, parceiros, governo, estudantes de universidades e escolas técnicas. Os grupos podem ter de 20 a 40 pessoas. Para agendar é preciso enviar um e-mail para visitas@volkswagen.com.br. Na fábrica do Paraná é passa também pela linha de produção da Audi, cujo agendamento é via VW. A visita é gratuita.

TOYOTA - A marca japonesa também fornece visita nas unidades de São Bernardo do Campo, Indaiatuba e Sorocaba, todas no Estado de São Paulo. Cada uma tem foco em uma experimentação. Na de SBC são visitas institucionais, em Indaiatuba na linha de produção e em Sorocaba com foco Ecológico e na linha de produção.

visita

TOYOTA/DIVULGAÇÃO

Atualmente, só o Centro de Visitantes de Sorocaba está em funcionamento, SBC e Indaiatuba estão em manutenção. Em Sorocaba, as visitas começam a partir dos 6 anos, em Indaiatuba a partir dos 15 anos e em SBC a partir de 11 anos. O tamanho dos grupos variam entre 1 a 40 pessoas, dependendo da visita. Para agendar, é via toyota.com.br/programa-de-visitas. A visita é gratuita.

CHEVROLET - A GM tem visitas nas fábricas de São José dos Campos (SP), São Caetano do Sul (SP) e Gravataí (RS). As visitas ocorrem também somente durante a semana e está aberto a grupos estudantis, fãs e clientes, além de fornecedores e parceiros.

O tour tem cerca de 1h30 de duração e varia conforma as atividades das fábricas. As solicitações tem que ser enviadas a uma das áreas estratégicas da companhia, como RH, Engenharia, Marketing ou Comunicação, por exemplo, que vai se encarregar de realizar a organização. A visita é gratuita.


visita
FIAT/DIVULGAÇÃO

HYUNDAI - Na fábrica de Piracaba (SP), a Hyundai Motor Brasil tem programa de visitação aberto ao público em geral. Os grupos mais comuns são de escolas de ensino médio e técnico, universidade e associações. Os grupos são de, no mínimo, 20 pessoas e os visitantes tem que ter mais de 14 anos.

Com cerca de 1h30 de duração, as visitações precisam ser agendadas pelo e-mail hmb.visita@hyundai-brasil.com. A agenda da fábrica é aberta durante o mês de novembro para o próximo ano. Infelizmente, para 2019 a agenda já está fechada. A visita é gratuita.


visita
HYUNDAI/DIVULGAÇÃO

MERCEDES-BENZ - Nas fábricas de São Bernardo do Campo (SP) e Juiz de Fora (MG) a empresa tem um programa batizado de "Por Dentro da Mercedes-Benz". Lá o programa é direcionado a alunos de escolas técnicas e de ensino médio de todo o País.

As visitas, com cerca de 2h30 de duração, ocorrem às quartas-feiras em SBC e às terças-feiras em Juiz de Fora. Na fábrica do ABC paulista é durante a manhã, das 9h às 11h; já na unidade mineira é das 13h às 15h30.


Eles podem conferir os processos de produção de caminhões nas áreas de motores, cabine e a linha de montagem final dos 'brutos'. Na planta de São Bernardo do Campo está instalada a linha 4.0, mais moderna, informatizada e com itens mais tecnológicos disponíveis para a indústria. As visitas são gratuitas.

visita
HONDA/DIVULGAÇÃO

HONDA - Tanto na fábrica de automóveis em Itirapina (SP), quanto na de motos, em Manaus (AM), a Honda aceita solicitações de visitas pontuais à fábrica. Os grupos podem ser formados por universitários, fornecedores, governo e imprensa. A empresa também realiza, para os mesmos grupos, visitas ao parque eólico Honda Energy, em Shangri-lá, no Rio Grande do Sul (RS). As visitas são gratuitas e o agendamento é com a área de contato.


FIAT/JEEP - A Fiat-Chrysler mantém programas de visitas nas duas fábricas, de Betim (MG) e Goiana (PE). Em Betim ele é batizado de "Ponta a Ponta". É voltado a grupos universitários e estudantes do ensino técnico.

Os grupos tem entre 15 e 20 pessoas e as visitas ocorrem durante a semana, na parte da manhã.Os visitantes passam pela área de prensa, funilaria, montagem final e a pista de testes, onde são realizados testes de validação da montagem. Cada visita duram cerca de 3 horas.

Na fábrica da Jeep, em Goiana, a visitação é destinada também aos mesmos grupos. Lá elas ocorrem de segunda, terça, quinta e sexta-feira. Nos períodos da manhã e a tarde e a visitação tem duração estimada de 1h30.


Para realizar o agendamento, a Fiat e a Jeep colocam à disposição um link nos site ou via e-mail: fiat.com.br/institucional/programa-de-visitas e na Jeep visitajeep@fcagroup.com. As visitas também são gratuitas.

visita
JEEP/DIVULGAÇÃO

FORD - A Ford tem um programa semanal na fábrica de Camaçari, na Bahia. É a fábrica responsável pela produção da linha Ka e também do EcoSport. Passa a ser a única com o fechamento iminente da linha de São Bernardo do Campo (SP), já anunciado para o final do ano. As visitas são gratuitas e priorizam grupos de escolas, universidades, cursos técnicos, entre outros.


CAOA e CHERY - O Grupo Caoa oferece visitação em suas duas fábricas, de Jacareí (SP) e de Anápolis (GO). Nas plantas de onde saem os produtos da Caoa Chery e Hyundai, como o Tiggo 3, ix35, Tucson, entre outros. Os grupos interessados em realizar uma visita as plantas tem que entrar em contato com a área de Recursos Humanos, por e-mail.

EM BREVE

JAGUAR LAND ROVER - A Land Rover tem uma fábrica em Itatiaia, região serrana do RJ, onde ainda não tem um programa estruturado de visitas. Mas a marca está estruturando seu programa de visitações até o final do ano. A visita terá grupos mensais, guiados por engenheiros da fábrica e até um teste de direção dos veículos Land Rover ao final da visita.

BMW - A BMW afirmou que tem um programa de visitas na fábrica de Araquari (SC), mas que está reformulando todo o processo e voltará a abrir datas no segundo semestre de 2019.


Hyundai Creta Action
Oferta exclusiva

Hyundai Creta Action

Deixe sua opinião