Você está lendo...
Fiat monta exposição de design com carros clássicos
Notícias

Fiat monta exposição de design com carros clássicos

"Beleza em Movimento - Ícones do Design Italiano" é o nome da exposição que tem até uma Ferrari

Redação

14 de ago, 2019 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

fiat
FERRARI TESTAROSSA
Crédito:FIAT/DIVULGAÇÃO

A Casa Fiat de Cultura, espaço cultural destinado a mostras artísticas em Belo Horizonte (MG), abriu as portas de uma nova exposição ontem (13). Batizada de “Beleza em Movimento – Ícones do Design Italiano”, ela traz mais de 100 peças focadas no tema, entre elas carros clássicos.

A narrativa da exposição, que ocupa todo o espaço, parte de importantes ícones do design de automóveis entre 1910 e 1960. Os estúdios que representam essas décadas são Bertone, Touring Superleggera, Pininfarina, GFG Style e Zagato.

O curador da exposição e chefe de design da FCA para a América Latina, Peter Fassbender, diz que “a Itália criou parâmetros fundamentais à evolução dos carros, além de inspirar, até hoje, o entendimento e a produção de futuros modelos”. Ele completa dizendo que isso permitiu a criação de formas ousadas para os modelos lá desenvolvidos.

Publicidade


Entre os carros expostos estão Alfa Romeo Giulia Spider e Giulia Sprint, DeLorean DMC-12, Lamborghini Miura e 400 GT, as Ferrari Testarossa e Dino GT, entre outros. A montadora também levou para a exposição o conceito Fastback, mostrado no Salão do Automóvel de 2018, e que dará vida ao seu novo SUV médio.

Além dos carros, a mostra vai oferecer aos visitantes ativações que podem ser tocadas. Um espaço vai permitir, que o público participe de como é um processo de elaboração de carros. Nessa área, além do conceito Fastback, a  vai expor a Toro.

Em uma área multimídia, haverá cenas de “pegas” memoráveis do automobilismo. Entre os escolhidos para ilustrar o momento estão Ayrton Senna, Nelson Piquet, Michael Schumacher e Alain Prost.


Há uma área dedicada apenas ao som de motores de automóveis. Lá serão reproduzidos os sons das Ferrari 355, F40, F12tdf, 360 Challenge Stradale, e F50; e das Alfa Romeo 8C, 155 V6, 4C, Montreal V8 e Tipo 33 Stradale.

O espaço colecionismo vai apelar as memórias afetivas dos presentes com uma exposição de miniaturas, mostrando a evolução do desenho do carro em cada época. Há espaços dedicados ao cinema italiano, com trechos de importantes filmes produzidos entre 1940 e 1970. Isso servirá como referência a atmosfera artística e de costumes da época retratada do século XX.


SERVIÇO

Exposição “Beleza em Movimento – Ícones do Design Italiano na Casa Fiat de Cultura”

De 13 de agosto a 3 de novembro de 2019
Curadoria: Peter Fassbender e Maddalena D’Alfonso
Terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Entrada gratuita
Casa Fiat de Cultura – Praça da Liberdade, 10 – Belo Horizonte
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Informações – (31) 3289-8900

Deixe sua opinião