Você está lendo...
MotoGP confirma retorno ao Brasil em 2022
Notícias

MotoGP confirma retorno ao Brasil em 2022

Contrato prevê cinco etapas a partir de 2022 em autódromo a ser construído no Rio de Janeiro

Redação

10 de out, 2019 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

motogp
Crédito:MOTOGP/DIVULGAÇÃO

A MotoGP confirmou que estará de volta ao Brasil em 2022. A principal categoria do motociclismo mundial divulgou um acordo com a empresa Rio Motorsports de cinco anos para garantir a categoria no País até 2026.

A nova etapa promete ser realizada no autódromo a ser construído em Deodoro, na região de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Isso garante o retorno da MotoGP ao Brasil após 15 anos de ausência da categoria no Brasil.

Segundo o comunicado, o autódromo Rio Motorpark deve ficar pronto em 2021 e terá um circuito de 4,5 km. O contorno tem sete curvas para a esquerda e seis para a direita. A MotoGP estima que uma volta completa com as motos atuais da categoria principal leve cerca de 1 minuto e 38 segundos.

Publicidade


"Eu estou muito orgulhoso de anunciar que a MotoGP retornará ao Rio de Janeiro, uma das cidades mais icônicas do mundo em um país incrível. O Brasil é um importante mercado para motocicletas, corridas de motos e esportes a motor, com uma história da qual se orgulhar e um futuro no qual estou empolgado em ver a MotoGP ter um papel vital com seu retorno em 2022.", disse Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna Sports, controladora da MotoGP.

'Autódromo' está envolvido em polêmicas

Vale lembrar que o acordo foi fechado para realizar as provas no mesmo local e circuito que, supostamente, deveria receber a Fórmula 1 em detrimento a Interlagos, a partir do fim do contrato vigente em 2021.

O consórcio Rio Motorsports, que é o responsável pela construção do autódromo, venceu a concorrência sem licitação. Na época, o Ministério Público Federal apontou que houve direcionamento na licitação.


Em junho deste ano, a justiça federal suspendeu a licitação a pedido do MPF para conclusão de relatório de impacto ambiental na área. O local onde dizem que será construído o autódromo era um terreno que pertencia ao exército.

motogp
MOTOGP/DIVULGAÇÃO


Releituras de motos antigas:

Deixe sua opinião