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Conheça a história do Rolls-Royce Silver Wraith presidencial
História

Conheça a história do Rolls-Royce Silver Wraith presidencial

Rolls-Royce Silver Wraith da presidência da República chegou ao País em 1953 e é usado em ocasiões especiais, como nos desfiles de 15 de novembro

Redação

15 de nov, 2019 · 3 minutos de leitura.

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Silver Wraith levou todos os presidentes e alguns convidados especiais
Crédito:Gabriela Biló/Estadão
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Entra presidente, sai presidente, mas ele continua firme e forte. Trata-se do Rolls-Royce Silver Wraith de 1952 mantido pelo Ministério da Defesa. O carismático carro presidencial é usado em ocaisôes especiais, como posse de presidentes ou desfiles abertos. Ele também levou todos os presidentes para a posse desde Getúlio Vargas, que ordenou a compra do carro. O Wraith é um símbolo da República, que completa 130 anos hoje.

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O modelo chegou ao Brasil em 1953 zero quilômetro, junto com outros três Wraith. Todos vieram com carrocerias feitas pela Mulliner. Na época, a Rolls-Royce vendia os chassis motorizados e o comprador decidia que carroceria iria colocar. O conversível de chassi LALW 29 tinha alguns opcionais, como descansa braço, velocímetro na traseira, suportes de bandeiras e chassi reforçado. Ao todo, foram 1.883 Wraith produzidos.

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A Rolls-Royce venceu uma concorrência aberta pelo governo de Getúlio Vargas para a troca dos carros presidenciais. Cadillac e Lincoln foram vencidas. Antes do Wraith, aliás, era usado em solenidades um Lincoln 1935.

Um Rolls-Royce vivido

O conversível foi usado pela primeira vez em 1º de maio de 1953, durante as comemorações do Dia do Trabalho em Volta Redonda (RJ). Getúlio Vargas desfilou, na ocasião, no Silver Wraith.


Em 1968, oito anos após a troca da capital federal, o carro foi levado a Brasília. Além dos chefes de Estado do País, já foi usado por autoridades em visita ao País, como a Rainha Elizabeth, da Inglaterra, e o francês Charles De Gaulle.

O motor é um seis cilindros em linha da Bentley com 4,6 litros. De concepção simples, é acoplado a um câmbio manual com alanvanca na coluna de direção e quatro marchas. Em 2001, o modelo foi restaurado, e passar por uma minuciosa preparação antes de casa uso.

Além do Brasil, Irlanda, Holanda, Grécia e Dinamarca também usam versões do Silver Wraith da mesma época como carro oficial.


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