Você está lendo...
ANP aprova nova resolução para melhorar gasolina brasileira
Notícias

ANP aprova nova resolução para melhorar gasolina brasileira

Agência quer deixar gasolina nacional mais eficiente. Motores poderão ficar mais econômicos e potentes

Redação

17 de jan, 2020 · 2 minutos de leitura.

Publicidade

combustível
Gasolina está mais cara e tem novas regras para limite de octanagem ROM
Crédito:Dida Sampaio/Estadão
gasolina

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou uma nova resolução que pretende melhorar a qualidade da gasolina vendida no País. A novidade vai regulamentar o controle de qualidade, substituindo a Resolução ANP nº 40, de 2013.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

Uma das diretivas da nova resolução rege os valores de massa específica da gasolina. Isso deve melhorar a produção de energia extraída do combustível e diminui o consumo. Outro ponto abordado são os parâmetros de destilação do combustível. Ele afeta o desempenho do propulsor.

Publicidade


Veja também

O terceiro ponto que a nova regulamentação vai mudar são os limites mínimos de octanagem RON. Segundo a ANP, o limite é necessário para atender a motores mais modernos. Assim, a gasolina proporcionará melhor desempenho e economia ao veículo. No Brasil, apenas a octanagem MON era estipulada.

Gasolina tem padrão internacional

Segundo a agência, foram feitos estudos e pesquisas para melhorar o padrão de qualidade do combustível brasileira. Padrões internacionais foram levados em consideração e as novas regras deverão deixar o combustível nacional em conformidade com as próximas normas do Proconve. A fase L7 entrará em vigor em 2022 e a L8 em 2025.


Deixe sua opinião