Você está lendo...
Centro Aeroespacial Alemão cria veículo autônomo e elétrico
Notícias

Centro Aeroespacial Alemão cria veículo autônomo e elétrico

Modelo versátil é composto por uma base e uma cápsula que pode ser trocada de acordo com a funcionalidade do modelo

Emily Nery, special para o Jornal do Carro

28 de set, 2020 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

veículo
VEÍCULO ELÉTRICO E AUTÔNOMO CRIADO
Crédito:German Aerospace Center/DIVULGAÇÃO

Se você é fã de filmes de ficção científica ou é fascinado pelo universo, em um futuro próximo andar em um veículo que parece ser projetado para rodar na lua. Porém, o transporte deverá ser utilizado por aqui mesmo, na terra. Chamado de U-Shift, o protótipo foi desenvolvido pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR). Ele se trata de um veículo elétrico e autônomo multifuncional. A imaginação é o limite.

O modelo de aparência, digamos, inusitada, é de montagem simples. A novidade está na cápsula, na parte de cima, que pode ser trocada de acordo com o uso do veículo. Assim é possível ter um módulo de cargas ou de passageiros, conforme necessário. As baterias, sistema de tração e rodas estão em alocadas na base, o que permite alterar a composição de cima.



Como bem lembrado pela The Next Web, o conceito lembra um jogo famoso dos anos de 1980 chamado Big Loader. Era uma espécie de autorama infantil no qual você trocava a carcaça e mantinha a base. As semelhanças com um brinquedo não param por aí, o U-Shift é controlado remotamente, mas a DLR pretende torna-lo autônomo até 2024. Daqui a 4 anos a agência pretende criar uma versão que atingirá até 60 km/h e funcione 24 horas por dia.

Publicidade


O conceito, financiado pelo Ministério de Assuntos Econômicos, Trabalho e Habitação do Estado de Baden-Württemberg, custou cerca de R$ 77 milhões, na conversão direta. A intenção é criar um veículo versátil para ser usado conforme a necessidade. Por enquanto, o modelo está em fase de testes.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Carro espacial já existe e não é alemão

Se a sua ideia de explorar a lua em um veículo parecido com o U-Shift ainda está em mente, a Toyota produziu em conjunto com a Jaxa (agência espacial japonesa) um SUV preparado para enfrentar as crateras da lua, o Lunar Cruiser. Apresentado em julho deste ano, a ideia é levá-lo a lua até 2030 em uma missão da Nasa. A Toyota trabalha para que o utilitário de 6 metros de comprimento e 3,80 metros de altura tenha autonomia de 10 mil km, mantenha a cabine pressurizada em condições adversas e seja alimentado através da luz solar.


veículo
German Aerospace Center/divulgação
Deixe sua opinião