Você está lendo...
Novo Hyundai i20 é revelado e mostra o design que o HB20 gostaria de ter
Notícias

Novo Hyundai i20 é revelado e mostra o design que o HB20 gostaria de ter

Nova geração do hatch estreia em breve na Europa com a identidade visual mais moderna da Hyundai e a inédita versão esportiva N com motor 1.6 turbo de 207 cv

Diogo de Oliveira, special para o Estado

28 de out, 2020 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Hyundai revela a terceira geração do i20, o primo europeu do nosso HB20
Crédito:(Foto: Hyundai/Divulgação

A Hyundai revelou a terceira geração do i20, o primo europeu (e rico) do HB20. Totalmente reformulado, o hatch ganhou nova plataforma e adota a identidade visual mais moderna da marca sul-coreana, batizada de Sensuous Sportiness. O desenho, porém, é um dos pontos altos do compacto, e tem a beleza e a harmonia que talvez tenham faltado à renovação do hatch nacional.

Enquanto o HB20 manteve a plataforma na atualização feita em 2019, o novo i20 é todo novo. Isso facilitou a vida dos designers, que tiveram liberdade para criar as linhas. A dianteira não é agressiva, mas se impõe com os faróis integrados à grade preta do tipo colmeia. A carroceria tem muitos vincos, especialmente nas laterais, o que confere robustez.

hyundai i20, hatch, nova geração, novo hyundai i20, hb20
Foto: Hyundai/Divulgação

Publicidade


A traseira é a parte mais interessante do design. As lanternas se conectam e dividem a tampa em duas partes. A metade de cima traz uma moldura preta que se une aos defletores fixados nas colunas, e o resultado é a sensação de teto flutuante.

Outro detalhe é o desenho de LEDs em forma de “Z”, que distingue o conjunto ótico de qualquer outro rival. Na inédita versão N, há ainda spoiler e ponteira dupla, além de outros detalhes.

hyundai i20, novo hyundai i20, hatch, hb20, nova geração, novo i20, i20 N
Foto: Hyundai/Divulgação

Painel com duas telas

Por dentro, o i20 mostra a sua evolução de forma mais radical. O painel traz duas grandes telas de 10,25 polegadas que ficam dispostas quase lado a lado. O visor atrás do volante exibe os instrumentos e dados de bordo, enquanto a tela central serve à multimídia e traz uma série de recursos. Com poucos botões no painel e nova iluminação de LEDs azuis, o interior parece sofisticado.

hyundai i20, hatch, hb20, novo hyundai i20, novo i20, hyundai HB20

Foto: Hyundai/Divulgação


Híbrido leve

Uma das novidades da nova geração do Hyundai i20 será a oferta do sistema híbrido leve (Mild Hybrid), que adiciona uma bateria de 48 Volts. O recurso ajuda o hatch a poupar entre 3% e 4% de combustível e de emissões. A tecnologia será vendida exclusivamente com o motor 1.0 turbo 3-cilindros a gasolina de 120 cv, o mesmo disponível (em versão flexível) no HB20.

Mas a vedete da terceira geração do i30 é a versão N. Trata-se da primeira variante esportiva do hatch, capaz de rivalizar com Volkswagen Polo GTI, Ford Fiesta ST e cia. O modelo é equipado com o 1.6 turbo a gasolina e câmbio manual de seis marchas. São 207 cv de potência e 28 mkgf de torque capazes de levar o i20 N até os 100 km/h em menos de 7 segundos e à máxima de 230 km/h.

Sem qualquer chance de vir para o Brasil, o i20 indica uma boa direção para a próxima atualização do HB20. Por aqui, os modelos esportivos da divisão N têm mais chances de chegar.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Deixe sua opinião