Você está lendo...
Hyundai revela o Bayon, crossover que terá o papel do “HB20X” na Europa
Notícias

Hyundai revela o Bayon, crossover que terá o papel do “HB20X” na Europa

Com suspensão elevada e carroceria mais vertical, o novo Hyundai Bayon é o crossover do hatch compacto i20, o HB20 dos europeus

Diogo de Oliveira, Especial para o Estado

04 de mar, 2021 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Hyundai Bayon
Hyundai lança na Europa o Bayon, inédito crossover compacto feito sobre a nova geração do hatch de entrada i20
Crédito:Hyundai/Divulgação

A Hyundai apresentou na Europa o Bayon, um novo crossover compacto criado especificamente para os mercados da região. Com 4,18 metros de comprimento por 1,77 metro de altura, o pequeno SUV nasce da plataforma do hatch i20, modelo de entrada da marca sul-coreana no continente europeu, que ganhou nova geração no fim de 2020.

Na prática, o inédito Hyundai Bayon chega como uma opção “aventureira” ao novo i20. Ou seja, o crossover terá papel semelhante ao do HB20X no Brasil, que é a versão do HB20 com suspensão elevada. Entretanto, embora tenha o mesmo painel do i20 na cabine, o Bayon é maior do que o hatch, bem como tem um estilo próprio.

Hyundai Bayon
Hyundai/Divulgação

Publicidade


Menor que o Creta e rival do T-Cross

O Hyundai Bayon vai disputar vendas na Europa contra crossovers compactos considerados pequenos para o “padrão brasileiro”. Entre esses modelos estão o Ford Puma, o Nissan Juke e o Volkswagen T-Cross. No entanto, vale lembrar que o T-Cross ganhou 8,5 centímetros no Brasil, ficando um pouco maior do que o equivalente europeu.



Hyundai Bayon
Hyundai/Divulgação

Porta-malas grande e mecânica híbrida

Um dos pontos fortes do Hyundai Bayon é o bom porta-malas de 411 litros, um tanto generoso para o seu porte. Já o espaço na cabine é equivalente ao do hatch i20 para as pernas, com 2,58 metros de entre-eixos. Mas capricha no vão para as cabeças. Na dianteira, o painel é quase idêntico ao do novo i20, podendo ter duas grandes telas no topo.


Com preço inicial de 23,5 mil euros (quase R$ 160 mil na conversão direta com a cotação atual a R$ 6,72), o Bayon tem proposta sofisticada. Sua mecânica oferece o motor 1.0 turbo em duas faixas de potência, com 100 cv ou 120 cv, opção de câmbios manual ou de dupla embreagem, além do sistema híbrido leve (Mild Hybrid) de 48 Volts.

Hyundai Bayon
Hyundai/Divulgação

Não virá para o Brasil

Tal como publicamos antecipamos no Jornal do Carro, uma nova safra de SUVs compactos está a caminho do Brasil. São modelos menores, com cerca de 4 metros de comprimento, que vão, pouco a pouco, formar um novo segmento de entrada abaixo dos atuais SUVs compactos, como Hyundai Creta, Nissan Kicks, Honda HR-V e Jeep Renegade.


Para esta nova categoria de SUVs, a Hyundai avalia trazer não o Bayon, mas o Venue, um SUV menor do que o Creta que já é vendido no Oriente. O modelo inclusive foi flagrado em São Paulo e está em testes.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Hyundai Creta New Generation Ultimate
Oferta exclusiva

Hyundai Creta New Generation Ultimate

Deixe sua opinião