Você está lendo...
João Dória veta isenção de IPVA para carros elétricos
Legislação

João Dória veta isenção de IPVA para carros elétricos

Projeto de Lei que defendia isenção do IPVA para modelos elétricos durante 5 anos foi vetado. João Dória alega a falta de uma estimativa orçamentária e de um estudo de compensação

Emily Nery, para o Jornal do Carro

05 de abr, 2021 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

vendas
Toyota Corolla Cross supera expectativa da montadora e tem mais de 4.000 pedidos de reserva em menos de um mês
Crédito:Toyota/Divulgação

Há cerca de três semanas, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou o projeto de lei que isentava carros elétricos de pagarem IPVA. Contudo, o governador João Dória vetou o texto do deputado Emídio de Souza (PT).

A PL 1256/2019 pretendia zerar a tributação do IPVA de carros elétricos, bem como reduzir pela metade o imposto sobre carros híbridos pelos próximos cinco anos.

Dessa forma, se incluiriam neste plano modelos híbridos cujo preço seja inferior a 8 mil UFESP (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo). Isto é, menos que R$ 232.720, de acordo com o valor instituído em 2021. Assim, os automóveis cabíveis neste projeto seriam o Toyota Corolla, Corolla Cross e Prius.

Publicidade


Frota estadual elétrica

O texto também previa tornar 10% da frota veicular da Polícia Militar, Polícia Civil e Detran elétrica até 2025. Já a composição do sistema de transporte coletivo deveria dispor de 5% de veículos elétricos.

Dessa forma, cerca de 90% dos veículos do Estado de São Paulo disponibilizariam de propulsão elétrica a partir de 2035.

Toyota-Prius-lateral2 joão
O Toyota Prius seria um dos poucos híbridos que estaria dentro do programa para isenção do IPVA

Parcerias com parques tecnológicos

De acordo com a proposta, o governo paulista poderia estabelecer parecerias com  Parques Tecnológicos, Institutos de Pesquisa, empresas e universidades. Tal cooperação, portanto, seria responsável por “realizar obras de infraestrutura de suporte aos veículos”.

Como justificativa, o deputado estadual defendeu que o carro elétrico trazia uma relação custo-benefício melhor do que o carro a combustão. E que  “a proposta apresentada vai no esteio de diversas experiências bem sucedidas em vários países que optaram por veículos movidos à base de energia renovável”, explicava.

Justificativa do governador

Por sua vez, o governador João Dória afirma que não houve estimativa de quanto à renuncia do IPVA para carros elétricos impactaria ao orçamento do estado.


Além disso, o governador alega que não houve uma demonstração de compensação da isenção do imposto. Ou seja, o texto não divulga um estudo de compensação que mostre de onde o estado pode aumentar a tributação para compensar a isenção do imposto a carros eletrificados.

O governador também afirma que a iniciativa de transporte público movido à propulsão elétrica deve ser tratada somente pelo Poder Executivo. Não caberia ao poder legislativo dar entrada em um Projeto de Lei dessa esfera.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se



Deixe sua opinião