Você está lendo...
Fiat 500e virá ao Brasil na versão de topo Icon
Notícias

Fiat 500e virá ao Brasil na versão de topo Icon

Versão Icon foi registrada em março no Brasil e custa R$ 218 mil na conversão direta. Compacto urbano será o primeiro modelo elétrico da Fiat no Brasil

Emily Nery, para o Jornal do Carro

12 de abr, 2021 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Fiat 500e Icon
Fiat 500e Icon
Crédito:Fiat/Divulgação

Uma das novidades da Fiat para o Brasil é a vinda do emblemático 500e. O carro elétrico urbano foi homologado há pouco mais de um mês e até já foi flagrado no país. Dessa forma, será a versão de topo Icon escolhida para ser comercializada por aqui.

Embora o plano da Stellantis para o país envolva focar somente em veículos a combustão, o 500e faz parte da estratégia global de eletrificação do grupo. Assim, ele será o segundo modelo elétrico a ser comercializado em território nacional. O Peugeot 208 e-GT foi o primeiro a chegar por aqui (e inclusive, já testamos).

Até o momento, a única versão com registro no INPI é a Icon. Por sua vez, ela carrega motor elétrico dianteiro de 87 kW que gera até 118 cv de potência e 22,4 mkgf de torque. O conjunto é capaz de levar o compacto carro a acelerar de 0 a 100 km/h em 9 segundos. A velocidade máxima não ultrapassa os 150 km/h.

Publicidade


Fiat 500e
Divulgação/Fiat

Em concordância com o tamanho do carro, a pequena bateria que alimenta o conjunto tem 42 kWh. Isso é suficiente para fornecer uma autonomia de até 322 no padrão WLTP.

Para abastecê-lo, há duas maneiras. Na primeira, basta conectá-lo em uma fonte de energia de corrente alternada de 11kW. Assim, ele leva cerca de 4 horas e 15 minutos para atingir a carga completa. Já em um carregador rápido de corrente contínua, a carga fica 80% completa em cerca de 35 minutos.


Preço virá salgado

O compacto elétrico custa por volta de 32 mil euros, ou seja, cerca de R$ 218 mil sem impostos inclusos. O valor, que ainda inacessível para boa parte da população, é um pouco menor do que seus concorrentes elétricos Nissan Leaf (R$239.900) e Chevrolet Bolt (R$ 274 mil).

Além disso, o modelo virá focado em um nicho bastante específico. Pois seu tamanho também não condiz com o preço: são 3,63 metros de comprimento, 1,52 m de altura, 1,90 de largura e 2,32 m de entre-eixos. De capacidade, leva apenas 185 litros.

Fiat 500e Icon
Divulgação/Fiat

Por dentro, contudo, a lista pode animar. Têm ar-condicionado, central multimídia de carregador wireless, Uconnect NAV 10,25″ com Apple CarPlay e Android Auto, Keyless Entry e Keyless Go e comando elétrico para vidros.

No mais, ele adota luzes diurnas em LEDs e assistência como alerta de mudança de faixa e piloto automático adaptativo com frenagem de emergência.

Flagra mostra versão de entrada

No começo do ano, o perfil @carroscamuflados compartilhou o flagra do 500e na versão de entrada Action rodando por Belo Horizonte, cidade próxima a sede da Fiat em Betim. A configuração Action estava quase sem disfarces e portava placas de homologação.


500
Reprodução Instagram/@carroscamuflados

Contudo, é improvável que essa variante venha ao Brasil em um primeiro momento. É comum que montadoras importem somente as versões de topo pelo custo-benefício. Por fim, o 500e deve chegar entre o final de 2021 e começo de 2022.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se



Deixe sua opinião