Você está lendo...
Toyota apresenta o SUV bZ4X, seu primeiro carro totalmente elétrico
Notícias

Toyota apresenta o SUV bZ4X, seu primeiro carro totalmente elétrico

Ainda um conceito, bZ4X estreia no Salão de Xangai como o primeiro membro da família de carros elétricos que a Toyota lançará até 2025

Diogo de Oliveira, Especial para o Estado

19 de abr, 2021 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Toyota bZ4X SUV elétrico
Toyota revela no Salão de Xangai o SUV bZ4X Concept, o conceito em versão quase final do primeiro carro elétrico da marca japonesa
Crédito:Toyota/Divulgação

Em 1997, a Toyota tornou-se a primeira montadora a fabricar um carro híbrido em larga escala. O Prius estreou no Japão e, nos anos seguintes, ganhou o mundo, tornando-se referência ecológica da indústria. Agora, 24 anos depois, a marca japonesa se rende à eletricidade. E apresenta, assim, o SUV bZ4X, seu primeiro veículo puramente elétrico.

O Toyota bZ4X surge no Salão de Xangai ainda como um carro conceito. Entretanto, o design parece revelar as linhas finais do modelo de produção. O SUV elétrico será lançado em meados de 2022, de início na China e no Japão. Depois, ganhará escala mundial, tal como foi com o Prius. O utilitário é o primeiro de sete veículos elétricos que a marca vai lançar até 2025.

Toyota Bz4X SUV elétrico
Toyota/Divulgação

Publicidade


Plataforma desenvolvida com a Subaru

Assim como o bZ4X, todos os futuros membros da linha bZ (sigla de Beyond Zero ou "além do zero") utilizarão a plataforma modular e-TNGA. A arquitetura é exclusiva para carros elétricos a bateria (BEVs) e foi feita em parceria com a conterrânea Subaru. Além de sete modelos Toyota bZ, a base vai dar origem a outros oito veículos não detalhados.

Ou seja, o chassi da Toyota e da Subaru terá ao menos 15 modelos a serem lançados até 2025. E o bZ4X será, assim, o primogênito da família.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se


Tração integral

A Toyota não revelou as especificações do bZ4X, o que deixa no ar um mistério para o lançamento do modelo. A marca apenas confirmou que o SUV elétrico terá tração integral, com dois motores instalados um em cada eixo. Segundo a montadora, isso dará real capacidade fora-de-estrada ao utilitário, embora a sua utilização seja mais para o asfalto.

Da mesma maneira, a Toyota não detalhou que tipo de bateria o bZ4X utiliza. Este é mais um mistério que só será desfeito nos próximos meses. Especula-se que os carros elétricos da marca japonesa utilizarão baterias em estado sólido, com grande autonomia (mais de 500 km) e tempo de recarga baixíssimo (algo como 10 minutos na tomada).

Toyota bZ4X SUV elétrico
Toyota/Divulgação

Volante com tecnologia de avião

Se não deu tantos dados técnicos, a Toyota ao menos revelou por inteiro o visual externo e a cabine do bZ4X. Com porte similar ao do RAV4, o SUV elétrico se destaca pela carroceria geométrica com muitos vincos, que entrega robustez. O estilo apresenta linhas modernas, bem como elementos tridimensionais nos faróis e lanternas de LED interligadas.

Mas a grande surpresa é a cabine de estilo sofisticado e até um pouco futurista. O painel traz o volante em formato de manche de avião, que possui um inovador sistema de direção eletrônica. Na prática, o volante do Toyota bZ4X funciona sem cabos e engrenagens, tal como o sistema "fly-by-wire" de aviões comerciais como os da Airbus e da Embraer.

Toyota bZ4X SUV elétrico
Toyota/Divulgação

De acordo com a montadora, a direção do bZ4X é acionada por impulsos elétricos controlados por computador. Dessa forma, dá ao motorista maior controle, eliminando interferências de superfícies mal pavimentadas ou em uma frenagem brusca. Segundo a Toyota, o sistema tem "uma resposta mais precisa de acordo com a velocidade e o ângulo da direção".



Deixe sua opinião