Você está lendo...
Porsche confirma lançamento do Macan elétrico em 2023
Notícias

Porsche confirma lançamento do Macan elétrico em 2023

SUV elétrico da Porsche dividirá plataforma com o Audi A6 e-Tron, conviverá com a versão a combustão e deverá ter autonomia superior aos 482 km

Emily Nery, Especial para o Jornal do Carro

11 de mai, 2021 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Porsche Macan elétrico
Porsche Macan elétrico vai Às ruas para testes
Crédito:Divulgação/Porsche

Depois de especulações e flagras sobre o novo Macan, a Porsche finalmente se pronunciou. A montadora divulgou as primeiras informações sobre a nova geração do SUV de luxo, que terá somente motores elétricos e chegará em 2023.

Além da data de lançamento mais tardia do que esperávamos, a Porsche confirmou que o Macan será construído sob a arquitetura modular Premium Platform Electric (PPE), desenvolvida pela Audi. Trata-se da mesma plataforma que servirá ao futuro A6 e-Tron.

Porsche Macan elétrico
Protótipos do novo produto vão às ruas para testes Divulgação/Porsche

Publicidade


Depois de testes iniciais computadorizados e em pistas fechadas da montadora, chega a hora de levar do SUV para às ruas. De agora em diante, as mulas de teste do novo Macan devem percorrer mais de 2,9 milhões de quilômetros sob diversas condições. Então, após essa longa fase, o modelo estará pronto para o lançamento.

A Porsche enfatiza que, além do bom e velho teste de rua, o novo utilitário ganhará experiência em testes virtuais, providos de softwares de última geração. De acordo com a fabricante, os testes digitais não economizam apenas tempo e dinheiro, mas também aumentam a sustentabilidade. De forma que “preservam recursos”.

Desse modo, há 20 protótipos digitais para fins de simulação. Nesses testes, diversos pontos serão averiguados. Tais como desenvolvimento, como aerodinâmica, gerenciamento de energia e acústica.


Porsche Macan elétrico
Conhecido como “caixa de assento” simulador recria o habitáculo do veículo Divulgação/Porsche

Mecânica parecida com a do Taycan

Por enquanto, já sabemos que o sistema elétrico de 800 Volts do Taycan será empregado no SUV. Esse sistema permite, assim, realizar carregamentos ultrarrápidos de até 270 kW de potência.

Ainda de acordo com a Car and Driver, haverá duas opções de baterias, dependendo do mercado. Assim, é provável que sua autonomia ultrapasse os 482 km da bateria Performance Plus do Taycan. A Porsche enfatiza que ele será o “modelo mais esportivo em seu segmento”.


Porsche Macan elétrico
Divulgação/Porsche

Design da nova geração

Por ora, a fabricante cobriu o carro com revestimentos na carroceria. Provável que, assim como o Taycan, os faróis sejam retangulares e utilizem quatro filetes de LED. E claro, as duas saídas do escapamento devem ser apenas plásticas para enganar os fotógrafos de plantão.

Possível desenho do Macan elétrico
Em livro sobre os bastidores da empresa, Porsche pode ter revelado o desenho do Macan elétrico Reprodução/Porsche

Em novembro do ano passado, a montadora lançou o livro “Porsche Unseen”. A publicação revela os bastidores no estúdio de design de Weissach, na Alemanha. Em uma das imagens, há um modelo em argila bastante parecido com o Macan atual. Contudo, não há grade, apenas uma saída de ar na altura do para-choque.

Versão a combustão segue no catálogo

A Porsche não iria arriscar tanto em seu carro-chefe de vendas. Por isso, ainda veremos o modelo a combustão no catálogo da marca durante um bom tempo. Isso se deve, principalmente, à dificuldade de introdução de carros elétricos em alguns mercados mundiais, como o Brasil. Portanto, as versões a gasolina ganharão uma atualização ainda em 2021.



Deixe sua opinião