Você está lendo...
Visite o Museu da Porsche de graça; veja como fazer o passeio
Antigos

Visite o Museu da Porsche de graça; veja como fazer o passeio

Quem disse que é preciso sair de casa para conferir a história do seu carro favorito? Faça um tour virtual pelo museu da Porsche

Vagner Aquino, Especial para o Jornal do Carro

16 de mai, 2021 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

museu
Porsche Museum fica em Stuttgart
Crédito:Porsche/Divulgação

Hoje não é dia de #tbt. Mas enquanto a pandemia não permite aquela visita presencial ao museu automotivo para encher o coração de nostalgia, vale conferir o que os estabelecimentos espalhados pelo mundo reservam em termos de tour virtual. E esse verdadeiro mergulho na história do automóvel pode ser feito totalmente de graça!

Se você é amante de Porsche, esqueça aquela necessidade de embarcar em um avião e viajar por horas até Stuttgart, na Alemanha, para conhecer o acervo do local. Em 360 graus, há a possibilidade de desvendar os principais detalhes da história da marca no YouTube (veja abaixo).

Publicidade


São 25 mil metros quadrados com uma infinidade de modelos históricos. Dentre eles, o icônico "carro do povo", criado por Ferdinand Porsche. O modelo tinha, então, capacidade para transportar quatro pessoas e, na parte de trás, trazia um motor de quatro cilindros refrigerado a ar.

Porsche 911 para todos os gostos

Entre lendas modernas, como o Carrera GT, por exemplo, é impossível falar de Porsche sem citar o 911, cuja primeira geração estreou em 1964. O modelo sucedeu o clássico 356, que ficou conhecido como Número 1, por dar início ao sonho de Ferdinand Porsche em criar um esportivo.

Deu tão certo que, até hoje, o Porsche 911 é um sonho de consumo no mundo inteiro. Outro dado curioso é que, mesmo depois de várias gerações, o esportivo mais icônico da marca mantém suas principais características, com traseira baixa, lanternas achatadas e faróis arredondados.


museu
Porsche/Divulgação

No mais, para comemorar o 44º Dia Internacional dos Museus, o Museu da Porsche passa a disponibilizar, neste domingo (16), o tour virtual pela exposição especial "25 Anos do Boxster", em alemão e inglês. A ideia é contar a história do carro esportivo com motor central e sua importância para a marca (veja aqui). Durante a navegação, os espectadores podem, inclusive, selecionar o carro que gostariam de ver em seguida, alternando entre dois veículos por vez.

Mercedes-Benz

Também em Stuttgart, na Alemanha, o museu da Mercedes-Benz reúne um acervo com 160 veículos históricos. O tour virtual oferece vídeos, fotos panorâmicas, assim como a história da marca da estrela de três pontas.


museu
Mercedes-Benz/Divulgação

No vídeo abaixo, a Mercedes oferece um tour virtual feito a partir de um drone. O museu da montadora fundada pelo engenheiro Karl Benz — responsável por inventar o automóvel, em 1886 — tem todo tipo de veículo, reunindo motos, caminhões, ônibus, bem como carros de corrida.

Dessa forma, são nove andares recheados com 160 veículos para encher os olhos de qualquer visitante. Clique aqui para fazer o passeio virtual no site da fabricante alemã.


Franceses e brasileiros

Outra boa pedida em época de isolamento social é o Citröen Origins. Trata-se de um passeio online pelo acervo histórico de carros da marca francesa, tudo em português brasileiro. São diversos automóveis — desde 1919 — que podem, assim, ser vistos por fora e por dentro.

Enquanto não é possível viajar por aí, o Google Maps também ajuda os fãs a visitar museus mundo afora sem sair de casa. São visitas em 360 graus em diversos estabelecimentos. Tem, por exemplo, a Galeria Ferrari, o Toyota Museum e os relicários de Enzo Ferrari e da sueca Volvo.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Já no Brasil, onde se faz necessário consultar localmente as regras de isolamento nessa época de pandemia (cada região impõe suas próprias restrições de acordo com a crise sanitária), há poucos museus voltados ao mundo dos veículos. Todos, no entanto, se restringem à alguns Estados, como São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. Esses dois últimos, entretanto, contam com, respectivamente, o Museu BMW Motorrad e o Museu Hollywood Dream Cars, que como sugere a denominação, expõe carros dos sonhos, como Cadillac e Ford Victoria.



Deixe sua opinião