Você está lendo...
Jaguar Land Rover retomará produção nacional do SUV de luxo Evoque
Notícias

Jaguar Land Rover retomará produção nacional do SUV de luxo Evoque

Range Rover Evoque voltará a ser feito na fábrica de Itatiaia (RJ) no último trimestre; SUV teve produção local entre 2016 e 2019

Vagner Aquino, Especial para o Jornal do Carro

18 de mai, 2021 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Evoque
Jaguar Land Rover volta a produzir Evoque em Itatiaia (RJ)
Crédito:Jaguar Land Rover/Divulgação

Que o Brasil não anda bem das pernas não é segredo para ninguém. Enquanto têm fábricas fechando e linhas de veículos paralisadas por falta de insumos, a Jaguar Land Rover segue o caminho inverso. E anuncia que retomará a produção local do Evoque após um hiato de dois anos. O início está marcado para o último trimestre deste ano, mas ainda não se sabe quando o modelo nacional chegará ao mercado.

Feito na fábrica da JLR em Itatiaia (RJ) entre 2016 e 2019, o Evoque, desta vez, se juntará ao Discovery Sport na linha de produção. A marca, a princípio, não adiantou se o modelo importado (de Halewood, Inglaterra) deixará de ser oferecido nas 39 concessionárias brasileiras.

Evoque
Jaguar Land Rover/Divulgação

Publicidade


Questionada pelo Jornal do Carro se o cliente terá, de fato, algum benefício com essa nacionalização — como redução de preços —, a Jaguar Land Rover não se pronunciou até o fechamento desta reportagem. Atualmente, os valores praticados, de acordo com o site da marca, são: R-Dinamic SE (R$ 357.950) e R-Dinamic HSE (R$ 369.950).

A montadora também não comentou a oferta de “dois motores flex turbo”, que consta no comunicado. Hoje, o Evoque oferece duas motorizações 2.0, uma gasolina e outra, justamente, turbo flexível (Ingenium).

Evoque
Jaguar Land Rover/Divulgação

Mudanças no complexo

Para chegar às linhas da fábrica fluminense, o Range Rover Evoque exigiu um robusto processo de modernização. Após a recente implantação da clínica de restauração de carros clássicos, a fábrica passou a abrigar a mesma plataforma que a nova geração do SUV premium usa lá fora.



Dessa forma, foi necessário atualizar o ferramental. No interior do Evoque, por exemplo, há volante de couro com novos botões de interação com o painel de instrumentos digital e controle de cruzeiro, bem como um novo sistema de multimídia PIVI PRO com atualização remota SOTA (software over the air). Ou seja, o nível tecnológico do Evoque subiu.

Mimos extras

Ainda seguindo a cartilha da mais recente linha/modelo apresentada, o Evoque tem como itens de série: câmera 360º e função Capô Transparente (ClearSight Ground View). Este último exibe as imagens do terreno à frente por meio de uma câmera frontal para ajudar em situações off-road. Por fim, o Wade Sensing, que significa Sensor de Profundidade em português, monitora a profundidade da água em uma imersão.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião