Você está lendo...
Honda CB Twister está mais segura na linha 2019
Avaliação

Honda CB Twister está mais segura na linha 2019

Linha 2019 da moto da Honda passa a ter freios combinados desde a versão de entrada

José Antonio Leme

19 de set, 2018 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Honda CB Twister
Crédito: Renato Duraes/Honda
Crédito:

A linha 2019 da Honda CB Twister ganhou novidades. Montado em Manaus, o modelo está mais seguro. Na versão de entrada, que não teve alteração no preço (R$ 13.990), há agora freios combinados (sistema CBS).

Esse recurso tem uma ligação entre o freio dianteiro e o traseiro. Toda vez que o pedal do freio de trás é acionado, aciona também o da frente – mesmo sem o motociclista usar o manete.

Na prática, isso mantém a moto equilibrada em frenagens de emergência. Durante a avaliação foi possível ver que a Twister CBS demora a travar, garantindo uma frenagem suave e tranquila. Ajudam nesse comportamento os discos de 270 mm na frente e 220 mm atrás.

Publicidade


O sistema traz ainda um terceiro êmbolo (no meio) na pinça de freio dianteira, que só funciona em parceria com o freio traseiro. Na versão de topo, ABS, a R$ 14.990 (uma redução de R$ 540 ante o preço da linha 2018), são apenas dois êmbolos.

Além do freio, a CB Twister 2019 ganhou as funções de consumo médio e instantâneo no painel de instrumentos, que mantém o fundo preto com grafismo branco. Se é bom para visualizar à noite, é ruim durante o dia, quando o sol incide diretamente.

Agora, além da lanterna traseira, todas as setas também são de LEDs. Outra mudança visual está na adição de uma cor laranja exclusiva para a versão ABS. É a mesma usada nas “irmãs” CB 500 F e CB 650 F.
A CB Twister é muito agradável de pilotar. A posição de guiar é confortável para o uso na cidade e também na estrada.


O baixo peso (137 kg a seco), os pneus radiais e a boa ciclística dão à moto uma condução bastante ágil. É fácil trocar de direção em qualquer situação.

O motor de 249,5 cm3 flexível rende até 22,6 cv e 2,28 mkgf. O câmbio de seis marchas tem um escalonamento mais pensado para a cidade. Primeira e segunda são mais curtas, enquanto terceira e quarta marchas respondem bem para retomada de velocidade.

Na estrada, a moto vai bem, mas é limitada. Sua velocidade máxima está próxima dos 120 km/h. E trabalhar sempre no limite é pouco confortável e seguro, especialmente para as motos.


Ficha técnica da Honda CB Twister

Preço sugerido : R$ 13.990
Motor : 249,5 cm³, 1 cil., flexível
Potência : 22,6 cv a 7.500 rpm (com etanol)
Torque : 2,2 mkgf a 6.000 rpm (com etanol)
Câmbio : Seis marchas

PRÓS E CONTRAS

Prós: SEGURANÇA. Adição do sistema CBS na versão de entrada da Honda CB Twister deixou o modelo mais seguro.


Contras: PAINEL. Incidência da luz na tela não deixa ver nada durante o dia. Talvez posição precise mudar para melhor visualização.

Deixe sua opinião