Você está lendo...
Volvo S60 mira em sedãs de marcas alemãs
Avaliação

Volvo S60 mira em sedãs de marcas alemãs

Nova geração do Volvo S60 chega ao mercado brasileiro no ano que vem para desafiar Audi A4, BMW Série 3 e Mercedes Classe C

Tião Oliveira, de Santa Mônica, EUA

14 de out, 2018 · 8 minutos de leitura.

Publicidade

Volvo S60
Crédito:Volvo S60 mudou completamente, ficou maior e recebeu mais tecnologia. Foto: Volvo/Divulgação

A Volvo é só alegria no Brasil. De janeiro a setembro, a marca sueca vendeu 4.529 veículos, alta de 30% ante o ano de 2017 inteiro. Embalada no sucesso de SUVs como XC40 e XC60, a filial brasileira lançará a nova geração do sedã médio S60 em meados de 2019 mirando clientes dos modelos das marcas alemãs: Audi A4, BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C.

Avaliado nos EUA, o novo modelo mostrou que tem armas para abocanhar uma fatia das vendas dos rivais. Tudo dependerá do preço – a versão Polestar, por exemplo, única confirmada para o Brasil, não deverá sair por menos de R$ 200 mil.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

Publicidade


A opção de topo é híbrida plug-in – as baterias que alimentam o motor elétrico podem ser recarregadas em tomadas – e tem potência combinada (motor a combustão e elétrico) de 421 cv. Outra aposta certeira é a R-Design, provavelmente com motor T6 de 320 cv.

Feito em Charleston, na Carolina do Sul, EUA, o novo S60 usa a mesma base dos SUVs XC60 e XC90. O sedã traz (de série ou opcionalmente) todos os recursos eletrônicos que têm ajudado a Volvo a seduzir o consumidor ao redor do mundo. Entre os destaques estão o sistema de entretenimento Sensus Connect, cuja capacidade de processamento ficou 50% mais rápida, segundo a marca.

Além de ser compatível com Android Auto e Apple CarPlay, tudo é muito intuitivo e fácil de operar. O dispositivo pode ser acionado pela enorme tela sensível ao toque no painel, por meio de teclas no volante, por comandos de voz e até gestos.


Como sempre, foco na segurança

Já o City Safety com Autobrake reduz o risco de colisão e atropelamento. Além de reconhecer obstáculos, como veículos, pedestres, ciclistas e animais de grande porte, inclusive à noite, o sistema consegue perceber a presença de outros carros e bicicletas, por exemplo, nas laterais e fora do campo de visão do motorista.

Há sensores de obstáculos na dianteira e traseira e câmera na tampa do porta-malas. Além disso, o recurso de leitura de trânsito cruzado percebe aproximação de veículos e pessoas pelas laterais da traseira, reduzindo o risco de acidentes quando o motorista está saindo de uma vaga de marcha a ré.

O sistema semiautônomo Pilot Assist evita saída involuntária da faixa de rolamento, atuando, inclusive, de forma automática na direção, trazendo o carro de volta à trajetória. Se perceber que o motorista está demorando para agir em caso de risco de colisão, desvia o carro do obstáculo e aplica os freios sozinho. A tecnologia funciona a até 130 km/h.


Modelo cresceu 12,6 cm

O S60 cresceu 12,6 cm no comprimento e 9,6 cm na distância entre os eixos. Além disso, ficou 5,3 cm mais baixo, o que contribuiu para melhorar a aerodinâmica ao reduzir a resistência ao ar.

No visual, a reformulação foi completa. A dianteira traz como destaque os faróis full-LEDs e com as luzes de uso diurno em forma de “T” deitado. Na traseira, as saídas de escape têm acabamento preto fosco. As rodas do Polestar são de 20” e os freios da marca italiana Brembo, pintados de amarelo.

Na cabine, além do amplo espaço para quatro adultos, chama a atenção a qualidade do acabamento. Os revestimentos incluem couro com costura aparente no volante (que tem boa empunhadura), painel e bancos. No console ficam o botão de partida do motor e comando dos modos de condução. Há desde o para o dia a dia (Comfort) ao Power, que possibilita uma condução mais esportiva. É possível também rodar apenas com eletricidade (por 35 km, no máximo). Os ajustes elétricos dos bancos dianteiros e o manual do volante facilitam a tarefa de encontrar a melhor posição de guiar.


Em movimento, agrada, mas sem empolgar

O S60 Polestar traz a versão de motorização T8, com um 2.0 turbo a gasolina (com compressor) e um propulsor elétrico na traseira. O primeiro gera 340 cv e 44 mkgf e o segundo, o equivalente a 87 cv. O resultado combinado é de 421 cv e 68 mkgf. O câmbio é automático de oito velocidades. Conforme a Volvo, o S60 acelera de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos.

Na prática, a sensação é de que os números da ficha técnica não se materializam. Não que o carro seja ruim de acelerar, mas também não chega a empolgar.

A direção com assistência elétrica contribui bastante com o conforto a bordo. O sistema filtra demasiadamente a conexão das rodas com o volante, o que pode parecer sem graça para alguns motoristas.


Firme e estável, o Volvo encara as curva com maestria. O mérito é em grande parte dos amortecedores ajustáveis da marca Öhlins e da grande barra estabilizadora dianteira.

Prós e contras

Prós: Tecnologia
Há vários tipos de assistência para evitar acidentes e ótimo sistema de entretenimento.


Contras: Autonomia elétrica
Utilizando apenas eletricidade, versão Polestar do novo sedã só consegue rodar cerca de 35 km.

Ficha técnica
Volvo S60 T8 Polestar

Motor: 2.0, 4 cil., 16V, turbo, gas.
Potência (cv): 340 a 5.500 rpm
Torque (mkgf): 44 a 4.500 rpm
Potência combinada (cv): 421
Comprimento: 4,76 metros
Entre-eixos: 2,87 metros
Porta-malas: 442 litros
Fonte: Volvo


Viagem feita a convite da Volvo

Deixe sua opinião