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Veja como anda o novo BMW X4
Avaliação

Veja como anda o novo BMW X4

Nova geração do BMW X4 estreia no Salão de São Paulo em versões com 252 cv e 360 cv e tabela partindo de R$ 334.950

Tião Oliveira, de Munique, Alemanha

03 de nov, 2018 · 11 minutos de leitura.

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X4 passou por renovação visual e ganhou mais tecnologia
Crédito:Foto: BMW/Divulgação

A segunda geração do X4 será um dos destaques da BMW no Salão do Automóvel, que abre as portas ao público na próxima quinta-feira, dia 8. O SUV com estilo de cupê será vendido no País em duas versões, ambas com câmbio automático de oito marchas e motores a gasolina. A 30i traz um 2.0 de quatro cilindros com turbo de 252 cv e terá tabela de R$ 334.950. Na de  topo, M40i, que já está em fase de pré-venda por R$ 421.950, está o 3.0 turbo de seis cilindros em linha e 360 cv. Avaliamos a opção de entrada ao longo de dez dias em uma viagem pela Alemanha e República Tcheca. Percorremos mais de 1.800 km em autobahn, estradas secundárias estreitas e repletas de curvas e ruas e avenidas de cidades como Berlim e Praga.

Lançado no Salão de Genebra (Suíça), em março, o novo X4 não traz alterações profundas em relação ao anterior, mas suas linhas ficaram mais harmônicas e esportivas. Na dianteira, o destaque são as atualizações na grade e faróis. Atrás, as lanternas de LEDs e as saídas dos escapamentos foram redesenhadas.

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RECHEADO

O carro avaliado trazia o pacote M Sport. O kit de itens de aparência inclui para-choques mais proeminentes, grelha dianteira cromada e detalhes na cor preta brilhante. As rodas podem ter de 19 a 21 polegadas – as da versão 30i que será vendida no Brasil serão de 20”.

O SUV produzido na Carolina do Sul (EUA) cresceu 8,1 cm no comprimento (para 4,75 metros), 5,4 cm na distância entre os eixos (agora são 2,86 m), 3,7 cm na largura (1,92 m) e 0,25 cm na altura. Como resultado, há mais conforto para os ocupantes e o espaço para bagagens foi ampliado para 525 litros. Com os bancos traseiros rebatidos, são 1.430 litros.


Ainda assim, o novo BMW ficou 50 quilos mais leve, graças ao uso intensivo de materiais como alumínio na construção.  O centro de gravidade também ficou mais baixo e a distribuição de peso é de 50% para cada eixo, o que explica em parte o ótimo equilíbrio em curvas fechadas.

Uma boa surpresa surge antes mesmo antes de entrar no X4. Trata-se da chamada BMW Display Key, que estreou no sedã Série 7. Por meio da enorme chave digital, dá para ajustar o ar-condicionado e checar o nível de combustível e a autonomia, entre outras informações. Infelizmente, esse item, que é opcional na Alemanha, não será oferecido no Brasil.


CAPRICHO

No interior, a evolução é evidente. O painel de instrumentos está mais baixo e a posição do motorista foi elevada. Isso permitiu uma melhora significativa na visibilidade ao volante.

O acabamento está mais caprichado. Na unidade avaliada havia revestimentos combinando elementos na cor preta, sobretudo no painel e laterais das portas, e couro vermelho nos bancos ­– os dianteiros têm ajustes elétricos, aquecimento e refrigeração. Novos nichos para acomodar objetos deixaram o interior mais funcional.


Todos os instrumentos estão voltados para o motorista e os comandos são fáceis de acessar. O sistema de conectividade e entretenimento pode ser ativado por meio de comandos de voz, gestos ou toques na tela de 12,3 polegadas no painel.

O motorista também pode optar pelo botão giratório no console central. O senão é que, por ser muito sensível, qualquer toque leve nesse dispositivo acaba interferindo nos ajustes feitos previamente, como aconteceu várias vezes ao longo da viagem.


FOTO ALAVANCA CÂMBIO + SELETOR GIRATÓRIO

Há um bom número de recursos eletrônicos de auxílio à condução. Assistente de manobras, útil na hora de estacionar, de permanência em faixa de rolamento e alerta que identifica a aproximação de outros veículos em cruzamentos são alguns dos destaques.

Segundo informações da BMW, o X4 30i que será vendido no Brasil trará itens como faróis do tipo full-LEDs e auxiliares de LEDs, freios M Sport, ar-condicionado automático digital com controle de temperatura de três zonas, bancos revestidos de couro – os dianteiros são esportivos e têm regulagem elétrica e ajuste lombar, inclusive o do passageiro ­-, sistema de som da marca norte-americana Harman Kardon e teto solar, entre outros.


EM MOVIMENTO

O primeiro contato com o novo X4 ocorreu em Munique. O visual, bem resolvido, faz com que o SUV pareça ser menor do que realmente é. Nas ruas da cidade onde fica a sede da marca, o BMW circulou com desenvoltura e fazer baliza foi moleza – para comparação, ele é 5 cm mais curto e 10 cm mais estreito que um VW Jetta, por exemplo.

Com o modo de condução econômico (focado na frugalidade) ativado, as respostas de motor e câmbio são mais do que suficientes para acompanhar o fluxo do trânsito e arrancar na frente dos outros carros nas saídas de semáforo. O isolamento da cabine é excelente e quase não se ouve o que acontece do lado de fora.



EQUILÍBRIO É DESTAQUE

Nas autobahn, o motor 2.0 mostrou boa disposição e entrega potência e torque suficientes para garantir segurança em ultrapassagens. Em trechos sem limite de velocidade, o velocímetro chegou a marcar 245 km/h – a velocidade máxima declarada pela fabricante é de 240 km/h.

Em curvas, o comportamento do novo X4 é exemplar. Embora não seja um esportivo, o SUV se mantém firme – a carroceria praticamente não oscila. As boas respostas são garantidas pelo equilíbrio do conjunto da suspensão M Sport.


Os freios atuam de forma eficiente e progressiva. Em estradas sinuosas nos arredores de Praga, na República Checa, as aletas para trocas de marcha atrás do volante contribuem para uma tocada mais esportiva.

Os assentos, com desenho anatômico e várias opções de ajuste, mantêm o corpo firme mesmo se o motorista exagerar a dose de pressão nos freios ou acelerador. Aliás, o 2.0 mostrou seu valor toda vez que foi exigido.

Não se notam atrasos no acionamento do turbo, nem as passagens de marcha feitas pelo câmbio. Mas, ao pisar forte no acelerador ou reduzir duas marchas para garantir aceleração mais vigorosa, o ruído do quatro-cilindros chega a invadir a cabine, a despeito do excelente isolamento acústico.


A direção é precisa, mas não direta. Não se trata de um demérito – na prática, isso contribui para o conforto, sobretudo no trânsito urbano.

 O “X” da questão

A letra “x” costuma ser utilizada para representar algo desconhecido. Em álgebra, o x representa uma variável ou número oculto. Outro exemplo curioso são os raios x, que receberam esse nome porque eram completamente desconhecidos da sociedade científica mundial até serem descobertos pelo físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen, em 1895. Na cultura pop, o seriado de TV “Arquivo X”, cujo lançamento acaba de completar 25 anos, tem como fio condutor as investigações feitas por agentes do FBI de casos impossíveis de serem explicados pela ciência moderna.


 FICHA TÉCNICA
BMW X4 xDrive 30i
Motor   2.0, 4 cil, 16V, turbo, a gas.
Potência (cv)     252 a partir de 5.200 rpm
Torque (mkgf)  35 a partir de 1.450 rpm
Câmbio                                Automático, 8 marchas
Vel. máxima      240 km/h
0 a 100 km/h      6,3 segundos
Comprimento   4,75 metros
Largura                1,92 metro
Altura                   1,62 metro
Porta malas        425 litros
Tanque                65 litros
Peso                     1.720 kg
Pneus diant.      245/45 R20
Pneus tras.         275/40 R20

Fonte: BMW

 


Prós
Conjunto mecânico
Motor, câmbio, suspensões e freios estão muito bem acertados nesse BMW

 

Contras
Botão no console
Dispositivo é muito sensível – qualquer toque involuntário muda funções do multimídia


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