Enquanto os sedãs vão morrendo nos Estados Unidos, os SUVs vão ganhando cada vez mais força. Ok, isso você já sabia. Também já deve saber que Chevrolet Cruze e os Ford Fusion e Focus estão prestes a dizerem tchau por lá.
INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE
+ Kia Sorento reestilizado também apareceu em Los Angeles
Publicidade
+ Salão de Los Angeles foi invadido pelas marcas estrangeiras
E um pouco da razão dessa guinada pode ser vista no Salão de Los Angeles, que termina amanhã, dia 9, nos EUA. A Lincoln, divisão de luxo da Ford, mostrou na exposição o Aviator 2020.
Acredite ou não, nos EUA o Aviator é considerado um SUV “médio”. Ele vai encarar uma briga de cachorro grande (ou seria médio?) com BMW X5, Volvo XC90, Audi Q7 e Mercedes GLE.
Carro traz sons da Orquestra Sinfônica de Detroit
Entre as atrações do carro está, por exemplo, a orquestra sinfônica de Detroit. Explicando melhor: a orquestra de Detroit gravou seis sons musicais. Eles são utilizados para alertar o motorista sobre alguma ação, como apagar as luzes ao sair do veículo ou atar o cinto de segurança, por exemplo.
O modelo, que tem três fileiras de bancos, oferece um aplicativo para smartphone, “Phone as key” (fone como chave). Ele permite ligar o motor, destravar portas, abrir o porta-malas, memorizar ajustes de bancos, espelhos, coluna de direção e som.
Propulsão híbrida
Apesar das dimensões avantajadas, o Aviator ao menos não é um beberrão inveterado. O modelo oferece tração nas quatro rodas e duas opções de propulsão: motor a gasolina ou híbrido.
O modelo a gasolina tem motor 3.0 V6 biturbo de 400 cavalos e 55,3 mkgf de torque, com transmissão automática de 10 marchas.
A versão híbrida chega a 450 cv de potência e oferece torque monstruoso de 82,9 kgfm, resultado da associação do motor a gasolina com o elétrico. Nesse caso, o carro dispõe adicionalmente de dois modos condução, Pure EV (apenas elétrico) e Preserve EV, para gerenciar o uso da energia elétrica.
O painel de LCD configurável de 12,3 polegadas exibe todos os ajustes do veículo.
Para facilitar a entrada e a saída dos ocupantes, a suspensão tem um sistema que rebaixa automaticamente o veículo.
Tecnologia e conforto
Outra tecnologia do Lincoln Aviator é a suspensão adaptativa com uma câmera que escaneia constantemente a pista. Assim, o carro “enxerga” buracos e irregularidades na estrada e prepara a suspensão para garantir uma rodagem suave.
Além disso, o sistema Lincoln Co-Pilot360 Plus lê sinais de trânsito e ajusta a automaticamente a velocidade do veículo, por exemplo.
Os bancos dianteiros têm função de massagem e o sistema de som vem com 28 alto-falantes, para “recriar a experiência sonora de uma sala de concerto”, garante o material de divulgação do carro.