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Veja como anda o SsangYong Tivoli
Avaliação

Veja como anda o SsangYong Tivoli

Ssangyong feito na Coreia do Sul foge do padrão do segmento, tem motor 1.6 e parte de R$ 84.990

Hairton Ponciano Voz

12 de dez, 2018 · 4 minutos de leitura.

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ssangyong
Tivoli tem rodas de 18 polegadas em versão de topo
Crédito:Foto: SsangYong/Divulgação
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Já viu algum carro que informa no quadro de instrumentos para onde está virando a direção? Conhece algum SUV que vem de série com rodas de 18 polegadas e pneus de perfil baixo, típicos de esportivos? Lembra-se de ter visto uma dianteira quase sem grade, em veículo que não fosse elétrico? Você pode gostar ou não do Tivoli, mas uma coisa é certa: não dá para ficar indiferente a esse Ssangyong.

Trata-se do modelo mais barato da marca sul-coreana. A tabela é de R$ 84.990 para a versão STD e R$ 99.990 para a DLX, como a avaliada.

Por preço e tamanho, o Tivoli disputa a categoria de Honda HR-V, Jeep Renegade e companhia, mas foge da receita tradicional. Enquanto os carros do segmento ostentam visual parrudo e grade volumosa, para transmitir sensação de robustez, a Ssangyong parece não ter seguido essa cartilha.

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E paga um preço por isso: as rodas grandes e os pneus 215/45 R18 fazem o Tivoli pular muito sobre piso irregular. Com isso, o carro maltrata os ocupantes do banco de trás.

O SUV feito na Coreia do Sul tem motor 1.6 a gasolina que o coloca em desvantagem diante dos rivais, todos com propulsores flexíveis. Com 128 cv de potência e 16 mkgf de torque, o Tivoli perde tanto do HR-V (1.8 de 140 cv) quanto do Ford EcoSport 1.5 (137 cv).

Em subidas, apenas com o motorista, o câmbio automático de seis velocidades fica indeciso sobre a marcha ideal. O sistema tende a aumentar e a reduzir seguidamente, em busca do melhor rendimento. O botão para trocas manuais, na alavanca, não é prático. O tanque tem capacidade para somente 47 litros de gasolina.


Versão de topo é melhor equipada

O ar-condicionado é manual na versão de entrada e digital na de topo. Há controles de tração e estabilidade, chave presencial e partida por botão, mas apenas o vidro da porta do motorista traz comando “um toque”. Na unidade avaliada, o som apresentou muito ruído na recepção de rádio, e a câmera traseira estava mal posicionada.

Prós
POSIÇÃO AO VOLANTE
Modelo tem boa altura do solo, o que favorece a posição de dirigir e a visibilidade.

Contras
CONFORTO
As rodas de 18” com pneus de perfil baixo fazem o carro pular muito sobre piso ruim.


Ficha técnica

Motor
1.6, 4 cil., 16V, gasolina
Potência (cv)
128 a 6.000 rpm
Torque (mkgf)
16 a 4.600 rpm
Câmbio
Automático, seis marchas
Porta-malas
423 litros


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