Você está lendo...
Goodyear vai pagar por demissão de venezuelanos com pneus
Notícias

Goodyear vai pagar por demissão de venezuelanos com pneus

Fabricante fechará fábrica no país e pagará parte das indenizações trabalhistas com pneus; revenda poderá gerar lucros a funcionários da Goodyear

Redação

14 de dez, 2018 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

goodyear
Fabricante de pneus vai fechar fábroca na Venezuela e encerrar operações
Crédito:Foto: Manaure Quintero/Reuters
og:type

A Goodyear resolveu deixar a Venezuela e vai pagar parte da indenização de seus funcionários de uma forma curiosa. A fabricante dará dez pneus para cada funcionário demitido como parte do pagamento dos direitos trabalhistas. A Goodyear é mais uma empresa americana a deixar o país após as restrições impostas ao governo de Nicolás Maduro.

Embora polêmica, o pagamento em pneus tem o objetivo de beneficiar os funcionários. Com a crise econômica, o país passa por escassez de diversos itens básicos. Por isso, pneus de qualidade têm alto valor de revenda e podem representar um ganho extra para as famílias.

Crise na Venezuela

A Goodyear é mais uma empresa a fechar fábrica na Venezuela. Kellog e Kimberley Clark, dos setores de alimentos e higiene pessoal, respectivamente, já fecharam as portas por lá.

Publicidade


A crise se agravou a partir de 2014 com a queda do preço do petróleo. Sem a maior receita da economia do país, o governo de Maduro tentou compensar o déficit imprimindo dinheiro. A tentativa resultou em hiperinflação, agravada ainda mais pelos embargos econômicos impostos pelos Estados Unidos. Isso impediu a entrada de muitos itens básicos à população, que eram importados.

Além das empresas, a própria população tenta deixar o país a todo custo. Estima-se que cerca de 2,3 milhões de venezuelanos já saíram de lá desde 2014.

Deixe sua opinião