Carro elétrico vai acabar com as oficinas?

O motor elétrico tem apenas uma peça móvel e não exige qualquer manutenção. Mas carro não é só motor…

Preço da bateria que equipa carros elétricos é 87% mais barata do que em 2010 Crédito: Divulgação

Não. Poderá reduzir seu faturamento, pois o motor elétrico tem apenas uma peça móvel, enquanto o térmico (que queima combustível) tem centenas. Quem tem aparelho eletrodoméstico, bomba de água ou qualquer outra coisa movida eletricamente, sabe que dificilmente ele quebra. Só os outros componentes se desgastam ou emperram e – neste caso – queimam o motor.

No automóvel atual, enquanto o motor a combustão exige regulagens e troca de componentes, os elétricos (que acionam limpadores, arranque, vidros, teto solar, etc) raramente pifam.

Entretanto, as oficinas serão sempre solicitadas, pois um automóvel não é levado para revisão apenas em função do motor.

Continua depois do anúncio

VEJA TAMBÉM:

Suspensão

O carro será elétrico, mas continuará exigindo sistemas cada vez mais sofisticados de suspensão, que exigem alinhamento e revisões. Tão cedo não irão dispensar amortecedores, molas ou congêneres.https://2580f8d84aab279404d30bf26b0b55fd.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

Direção

Curvas e esquinas continuarão sendo um desafio a ser vencido pelo motorista. E pelo menos duas rodas deverão continuar direcionais. Quatro, às vezes. Todas exigem balanceamento.


Com pneus que terão desgaste até maior que o atual, pelas acelerações muito superiores resultantes do torque constante e descomunal do motor elétrico.

Freios

Deverão oferecer durabilidade ampliada pela possibilidade de se reduzir a velocidade do carro elétrico pelo sistema de regeneração de energia. Já é possível ao motorista regular a intensidade de “frenagem” elétrica por comandos ou pelo próprio pedal do acelerador.

De qualquer maneira, não se prevê eliminar o atual sistema convencional de freios que exige ajustes e troca de pastilhas, discos, lonas ou tambores.


Reparo

Ainda não chegamos (e vamos demorar) ao carro autônomo. Até lá, o elétrico será conduzido pelos mesmos motoristas inexperientes, desatentos, irresponsáveis, cansados, sonolentos, alcoolizados ou drogados. Acidentes continuarão ocorrendo e os automóveis levados a oficinas especializadas para reparo (funileiros, lanterneiros, chapeadores e pintores).

Eletricidade

Vai continuar chovendo às vezes, escurecendo diariamente e nada indica que limpadores de para-brisa ou faróis serão substituídos por alguma modernidade além de seu acionamento automático.

Vidros, tampas, bancos, espelhos, teto solar, toda essa parafernália tem acionamento elétrico. Poderão até – o que seria irônico – perder o motor elétrico (….) substituído por uma espécie de cabo que encolhe e estica ao receber uma corrente elétrica.


Climatização

Ainda não se inventou nada melhor que o aparelho de ar condicionado para refrigerar o ambiente. Passa por evolução, deverá ser acionado diretamente pelas baterias, mas vai continuar gerando calor que será eliminado por um sistema de arrefecimento. Então, carro elétrico tem radiador? Sim, ou assemelhado…

Em compensação…

Fim das dezenas de peças de vida útil limitada no interior do motor. Nada de válvula, tucho, balancim, eixo comando, pistão, bronzina, virabrequim, biela, correia, corrente, vela, polia, bicos injetores, suportes.


Nem bombas de água, combustível ou óleo, motor de arranque, alternador, ventilador, cebolinha, cebolão, catalisador, filtros de ar, combustível ou óleo. Nem escapamento ou silenciadores que enferrujam.

Nem caixa de marcha, embreagem, disco, chapa e rolamento. Nada de troca de óleos ou fluidos…

Óleo vazando ou queimando, água fervendo, junta queimando.


Entretanto…

Nem tudo são flores no carro elétrico.

A recarga será facilitada no futuro, mas dificilmente tão prática como a do combustível líquido. A tentativa de se trocar no posto a bateria descarregada por outra plena não funcionou.

Mais Artigos

Preço do carro não para de subir. Parte da culpa é de quem reclama

Exigências governamentais de segurança e baixas emissões encarecem o carro. Mas a preferência dos consumidores também estimula as fábricas

Quem matou o motociclista de Uberaba?

Desrespeito à legislação provoca acidentes, alguns somente com prejuízos financeiros… Mas outros são fatais 

Milhões de km de testes… E os carros não param de dar defeito

Um pUm presidente de montadora tão honesto que confessou o inconfessável: a má-qualidade dos carros que fabrica e venderesidente de montadora tão honesto que confessou o inconfessável: a má-qualidade dos carros que fabrica e vende

E se o petróleo acabasse amanhã?

São dezenas de projetos para a energia “limpa”, desde uma cópia da locomotiva até o elétrico a partir do etanol

Deputado insano quer permitir importação de carros usados

Projeto de lei surrealista que está circulando na Câmara dos Deputados transformaria o Brasil num sucatão internacional de automóveis

Caminhoneiros convencem Bolsonaro (quem diria…) a reduzir teor de biodiesel

Mistura de diesel e biocombustível acima de 10% pode emperrar o motor, mas governo baixou mistura para baixar o preço

Continua depois do anúncio