Lançamento do BMW X7 foi uma road trip pelos EUA

Roteiro de lançamento do BMW X7 teve 8.600 km, mais de dez para-brisas quebrados, dois pneus furados e mudanças inesperadas de trajeto

Crédito: Trajeto estabelecido para o test drive do BMW X7 começou na Carolina do Sul e terminou na costa oeste, praticamente um mês depois. Foto: BMW/Divulgação

Lançamento mundial de carro é sempre um evento grandioso. Envolve um numeroso staff da montadora, jornalistas do mundo inteiro e bastante dinheiro. Mas o evento mundial feito pela BMW para o test drive do X7 conseguiu superar – e muito – o padrão.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

+ Veja a avaliação do BMW X7

Continua depois do anúncio

Em pouco mais de 30 anos cobrindo a área, já participei de vários testes em diversas regiões do planeta. Mas poucas vezes vi algo tão grandioso. O test drive normal dificilmente supera os 200, 300 km em um dia. Rodando essa distância, é possível ter uma boa ideia a respeito do comportamento do carro. Como ele anda, como o motor responde, como é o interior, etc.

Para fazer isso, a montadora costuma escolher um ponto central (pode ser um hotel ou um autódromo, por exemplo), e dali o profissional de imprensa sai para seu giro. Normalmente, o roteiro de teste termina no mesmo ponto de partida.


Test drive cruzou 11 estados dos EUA

A BMW fez diferente. Muito diferente. Em vez de estabelecer um roteiro padrão para todos (com início e fim no mesmo local), a montadora alemã fez uma espécie de road trip pelos Estados Unidos. A viagem começou na fábrica onde o modelo é feito, em Spartanburg, na Carolina do Sul, dia 22 de fevereiro. E só terminou em Palm Springs, na Califórnia, do outro lado do país, na costa oeste, dia 21 de março.

E não foi uma viagem pelo melhor (ou menor) caminho. Como pode ser visto no mapa, o roteiro partiu da fábrica e seguiu rumo ao sul do país, na Flórida. De lá, seguiu em marcha para o oeste, primeiramente beirando o Golfo do México e depois margeando a fronteira com o México, até subir e terminar na Califórnia, praticamente um mês depois.


Cada grupo de jornalistas fez um trecho do percurso. No total, foram 220 profissionais de imprensa do mundo todo, divididos em 11 grupos. A mim, coube encarar o trecho número 8, entre El Paso, no Texas, e Phoenix, no Arizona. Em um dia, dirigimos 800 km. É bastante, mas uma fração da road trip total, de cerca de 8.600 km.

Neve forçou mudança de trajeto

Andando tanto assim, acidentes e quebras podem acontecer. E, para essas ocasiões, a BMW preparou três caminhões, equipados com peças de reposição e com oficina móvel. De acordo com a marca alemã, mais de dez para-brisas tiveram de ser substituídos, por terem sido atingidos por pedras na estrada. Quanto aos pneus, a marca informa que houve apenas duas trocas, motivadas por furos.


A BMW utilizou uma frota de 20 unidades do X7 para testes dos jornalistas. Além deles, a equipe de apoio da fábrica (composta por engenheiros, mecânicos, cinegrafistas, etc.) era composta por 50 profissionais.

E, mesmo que a equipe se esmere no planejamento de tudo, há sempre o imponderável, e ele apareceu. Pelo menos em uma ocasião, foi necessário mudar o trajeto um dia antes do test drive, por causa de súbita piora das condições climáticas – leia-se muita neve, o que ocasionou fechamento de estradas.

A montadora não divulgou quanto gastou num lançamento desse porte. Mas certamente vai precisar de vender alguns X7 para pagar a conta.


O jornalista viajou a convite da BMW

Mais Artigos

Férias são férias, a menos que apareça um Alfa Stelvio camuflado no caminho…

De repente, um Alfa Stelvio disfarçado apareceu na estrada, interrompendo momentaneamente as férias. Então, ao trabalho. Os Alpes italianos não vão sair de lá

Como o calor europeu afetou os carros

A onda de calor que atingiu a Europa na semana passada prejudicou não somente as pessoas, mas também os carros

Ford Ranger não tem medo do enfrentamento

Na prévia do lançamento da linha 2020 da Ranger, a Ford colocou à disposição dos jornalistas não apenas sua picape, mas também as principais concorrentes

Prazer de dirigir está longe de acabar

Algumas iniciativas tomadas por montadoras evidenciam que o prazer ao volante ainda vai durar muito tempo

Fraude, sonegação e furto são comuns no ramo dos combustíveis

De acordo com diretor de entidade de classe, atos ilegais como sonegação de impostos e até furto de combustíveis fazem parte da rotina

Nossos carros gastam até 24% a mais de gasolina que os similares gringos – e pagamos a mais por isso

O mesmo carro que faz média de 13,0 km/l de gasolina no Brasil roda mais de 16 km/l nos EUA

Continua depois do anúncio