Propaganda de carro vai mal

Se dependesse de alguns comerciais recentes, não sei se as montadoras estariam vendendo automóveis. Num deles, o dono do carro faz rafting na enxurrada!

Crédito: Ao elaborar a campanha publicitária do WR-V, a Honda achou que um rafting na rua poderia funcionar... Foto: Honda

 

A propaganda de automóveis está atravessando uma crise de criatividade. Não sei se esse é o resultado de contenção de custos, e, portanto, um reflexo do próprio mercado, que continua andando de lado. Mas o fato é que, se dependesse dos últimos comerciais, eu não teria a menor motivação para trocar de carro.

Claro que há exceções, mas vou me ater a dois exemplos recentes, um nacional e um chinês. O (mau) exemplo brasileiro é o comercial do Honda WR-V. Não sei se todos viram, mas, em resumo, o argumento é o seguinte: de repente, arma-se um temporal no céu e todos procuram um abrigo seguro. Ao mesmo tempo, um cidadão, que vê na tevê a notícia da tempestade que se aproxima, sai de casa com seu WR-V e anda pela cidade até encontrar uma enxurrada. Lá, retira seu caiaque para descer a corredeira urbana!

Continua depois do anúncio

A cena é tão improvável que nem vou colocar o link. A propaganda está no Youtube.

Também fico pensando na hipotética reunião de briefing:

Pessoal da Honda: “O carro é um utilitário-esportivo, com suspensão elevada e reforçada, e visual aventureiro”.


Agência: “Legal, podemos levá-lo para a lama, atravessar algum riacho”.

Honda: “Não dá, o carro é um aventureiro urbano, pode encalhar”.

Agência: “Que tal passar por buracos e lombadas?”.


Honda: “Isso qualquer carro faz, todo santo dia”.

Em algum momento, deve ter surgido a ideia do temporal, a de que o carro é bom para chuva. Daí chegou-se ao rafting na rua…

Outra ideia infeliz veio da Audi, na China. A marca alemã fez uma comparação entre carro usado e mulher. Mais precisamente, a mãe do noivo interrompe o casamento do filho e vai até o altar. Puxa o nariz da moça de um lado para outro, puxa a orelha, abre a boca para ver os dentes… Tudo como se estivesse avaliando um carro usado.


Não sei na China, as culturas são muito diferentes entre os países, mas desconfio que na Alemanha a Audi não veicularia uma propaganda dessas. O vídeo:

Garanto que não é por saudosismo, mas de vez em quando revejo este anúncio do Golf. Ele entrega com muita precisão a mensagem que a Volkswagen pretende transmitir, a de que o carro é robusto. E não tem como não se encantar com a doçura da vendedora do carro. Veja aqui:


 

VEJA TAMBÉM: DEZ VEZES EM QUE AS MONTADORAS SE PROVOCARAM 


Veja mais: detalhes da galeria

Mais Artigos

Férias são férias, a menos que apareça um Alfa Stelvio camuflado no caminho…

De repente, um Alfa Stelvio disfarçado apareceu na estrada, interrompendo momentaneamente as férias. Então, ao trabalho. Os Alpes italianos não vão sair de lá

Como o calor europeu afetou os carros

A onda de calor que atingiu a Europa na semana passada prejudicou não somente as pessoas, mas também os carros

Ford Ranger não tem medo do enfrentamento

Na prévia do lançamento da linha 2020 da Ranger, a Ford colocou à disposição dos jornalistas não apenas sua picape, mas também as principais concorrentes

Prazer de dirigir está longe de acabar

Algumas iniciativas tomadas por montadoras evidenciam que o prazer ao volante ainda vai durar muito tempo

Lançamento do BMW X7 foi uma road trip pelos EUA

Roteiro de lançamento do BMW X7 teve 8.600 km, mais de dez para-brisas quebrados, dois pneus furados e mudanças inesperadas de trajeto

Fraude, sonegação e furto são comuns no ramo dos combustíveis

De acordo com diretor de entidade de classe, atos ilegais como sonegação de impostos e até furto de combustíveis fazem parte da rotina

Continua depois do anúncio