Torcendo pela chegada dos carros autônomos

Gosto tanto de dirigir que não vejo a hora que os carros autônomos (que dispensam o motorista) cheguem. E não há contradição nisso. Quero dirigir, não ficar estacionado nos engarrafamentos. Isso ele pode fazer por mim

Crédito: O Audi A5 Sportback já está dando seus primeiros passos sozinho. E isso é só o começo. Foto: Audi

 

Tem muito motorista que enxerga carro autônomo como uma espécie de concorrente a ele próprio. A tecnologia capaz de substituir o condutor ainda não chegou de fato, mas é vista com desconfiança e gera polêmica. Pois eu não vejo a hora de esse negócio chegar para valer. Gosto muito de dirigir, mas detesto congestionamento.

Aguardo com a ansiedade de um adolescente (ou, ao menos, de um adolescente da época em que eu era adolescente) a oportunidade de ir para uma bela estrada, sinuosa ou não. Mas não me incomodaria nem um pouco se a eletrônica assumisse o comando nas marginais. Não tenho o menor prazer em dirigir a 15 km/h. Para andar nesse ritmo, melhor pedalar.

Continua depois do anúncio

A condução autônoma vem para fazer o trabalho desagradável. Ela é o copiloto, o auxiliar. Toma o controle do carro (freia, acelera, faz curva) quando você não quer dirigir. Situações de anda e para do trânsito, por exemplo. E te libera para dirigir quando a condução for prazerosa.

Estacionar, por exemplo, é uma tarefa chata. Eu quero andar, não parar. Pois a Mercedes resolveu isso. O novo Classe E faz muito mais do que esterçar o volante no ângulo certo para entrar em uma vaga, enquanto o motorista engrena o câmbio para frente e para trás, seguindo as instruções. Nele, o dono do carro pode ficar do lado de fora e controlar a manobra pelo celular. A tecnologia (ainda não disponível no Brasil) transforma o sedã de luxo num carrinho de controle remoto. O vídeo abaixo não é novo, mas mostra como isso é feito.


Recentemente, dirigi o Audi A5 Sportback. Ele tem o que se convencionou chamar de sistema semiautônomo. É capaz de fazer algumas coisas por conta própria, mas por tempo reduzido. Depois, ele te convoca a reassumir os controles. Isso ocorre porque essa tecnologia ainda está se desenvolvendo, e também porque há questões legais (a legislação não prevê carro autônomo).

E há a questão da infraestrutura. Carros que acompanham as faixas evidentemente precisam de faixas bem pintadas no asfalto. E muitas vezes não temos isso por aqui. Durante o teste, por alguns momentos o A5 se aproximou perigosamente do limite da faixa.

É preciso ter paciência com esse tipo de carro, porque tudo isso é novo, e ainda com um longo desenvolvimento à frente. Carro semiautônomo é uma espécie de aprendiz. E, como tal, comete eventuais barbeiragens.


Recentemente, os modelos da Volvo tiveram problemas com cangurus na Austrália. O sistema se atrapalhava com os pulos do marsupial. Quando ele saltava, o carro perdia a referência, e entendia que o animal estava a uma distância maior que a real. Não quero nem imaginar o que pode acontecer se um carro desses estiver atrás de um caminhão com uma estrada pintada no baú…

Na semana que vem, a Audi vai mostrar o novo A8 (na foto abaixo, ele ainda está com disfarces). A nova geração do maior sedã da marca será capaz de assumir o controle por mais tempo que no A5 Sportback. Além disso, entre outras novidades, o sistema start-stop não irá desligar o motor se o carro “enxergar” que o trânsito à frente voltou a andar. Isso será possível graças à conversa entre a câmera frontal e o motor.

Os carros ainda têm muito a aprender, mas não tenho dúvida de que aprendem rápido. E, quando estiverem prontos, não vão costurar no trânsito, tampouco te fechar deliberadamente.


Mais Artigos

Férias são férias, a menos que apareça um Alfa Stelvio camuflado no caminho…

De repente, um Alfa Stelvio disfarçado apareceu na estrada, interrompendo momentaneamente as férias. Então, ao trabalho. Os Alpes italianos não vão sair de lá

Como o calor europeu afetou os carros

A onda de calor que atingiu a Europa na semana passada prejudicou não somente as pessoas, mas também os carros

Ford Ranger não tem medo do enfrentamento

Na prévia do lançamento da linha 2020 da Ranger, a Ford colocou à disposição dos jornalistas não apenas sua picape, mas também as principais concorrentes

Prazer de dirigir está longe de acabar

Algumas iniciativas tomadas por montadoras evidenciam que o prazer ao volante ainda vai durar muito tempo

Lançamento do BMW X7 foi uma road trip pelos EUA

Roteiro de lançamento do BMW X7 teve 8.600 km, mais de dez para-brisas quebrados, dois pneus furados e mudanças inesperadas de trajeto

Fraude, sonegação e furto são comuns no ramo dos combustíveis

De acordo com diretor de entidade de classe, atos ilegais como sonegação de impostos e até furto de combustíveis fazem parte da rotina

Continua depois do anúncio