Toyota Yaris poderá ter versão esportiva com motor 1.5 e câmbio manual

Yaris 1.5 com transmissão manual de seis marchas já foi submetido até a testes de consumo

Crédito: Configuração "HB 1.5 6MT" é um código que se refere ao hatchback com motor 1.5 e câmbio manual de seis marchas (terceira linha), e pode antecipar uma versão esportiva do Yaris. Foto: Hairton Ponciano/Estadão

A Toyota está apostando muito no Yaris. Depois de lançar o modelo em quatro versões de acabamento (XL, XL Plus Tech, XS e XLS), é bem provável que a montadora esteja preparando a chegada de uma versão esportiva.

Pelo menos é o que indica a tabela de consumo obtida pelo Jornal do Carro. O documento, com os números referentes a consumo com gasolina e etanol, serve para a classificação do modelo no programa de etiquetagem no Inmetro.

Confira a avaliação do Yaris XLS

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O curioso é que lá consta um modelo ainda não existente na linha: um modelo HB (hatchback) 1.5L 6MT (câmbio manual de seis marchas). Na gama anunciada pela Toyota, há apenas duas versões manuais: o hatch com motor 1.3 e o sedã com propulsor 1.5. Ambos estão disponíveis na versão básica, XL. E, segundo a Toyota, essa opção deverá responder por somente 5% do total de vendas do modelo.

Diante da baixa demanda por modelos com transmissão manual, um hatch 1.5 com esse tipo de câmbio só teria sentido em uma versão específica para quem gosta de modelos com desempenho um pouco melhor, mesmo que para isso o consumo fosse um pouco sacrificado.

Consumo um pouco mais alto

De acordo com a tabela de consumo, com etanol o hatch 1.5 manual faz média de 8,18 km/l na cidade e 9,84 km/l na estrada. Com a transmissão continuamente variável, os números sobem para 8,75 e 9,99 km/l, respectivamente.


Abastecido com gasolina, o modelo manual registra média de 11,79 km/l em ciclo urbano e 14,05 km/l em rodovia, contra 12,62 e 13,8 km/l do similar automático, respectivamente. Como se vê, o modelo manual consegue ser um pouco melhor na estrada em última marcha com gasolina. Isso deve-se provavelmente a uma relação um pouco mais longa da sexta marcha, exatamente para privilegiar consumo.

Além da dupla motor 1.5 e transmissão manual de seis marchas, é muito provável que o Yaris receba também visual diferente, baseado no da versão XRS do Corolla. A Toyota não deu nenhuma pista, mas não seria surpresa se o modelo chegasse com a denominação XRS, a mesma do “irmão maior”, além de faróis de máscara negra, rodas exclusivas aro 16 e algum acabamento preto na lataria. Por dentro, uma costura vermelha nos bancos poderia combinar. Enfim, seriam apenas detalhes estéticos, sem exageros, como no Corolla. Seria apenas uma opção com aparência um pouco mais nervosa (abaixo, foto da topo de linha, XLS).

Quanto ao desempenho, esse conjunto mecânico obviamente não vair transformar o Yaris em um verdadeiro esportivo. Mas pode torná-lo atraente aos jovens que queiram algo diferente e menos formal. O motor 1.5 tem comando duplo variável, 16 válvulas e 110 cv, com etanol.


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