21/01/2015 - 2 minutos de leitura.

140 anos: evolução do transporte individual

Confira os fatos marcantes que contam a história do automóvel no Brasil, de carruagens aos carros modernos

Carro

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.


Peugeot Type 15, primeiro carro a rodar no Brasil

Quando o primeiro exemplar de automóvel desembarcou no Brasil – um Peugeot Type 15, trazido de Paris por Alberto Santos Dumont em 1895, 11 anos antes de ele se tornar o “pai da aviação” – , o transporte individual no País era feito por carruagens, que transportavam apenas as famílias mais abastadas – para os demais, já havia o bonde.

A partir do pioneirismo de Dumont, outras pessoas de alto poder aquisitivo passaram a importar seus carros, o que assegurou a eles o papel de objeto de desejo e símbolo de status. Nascia ali uma grande paixão dos brasileiros.

A montagem do primeiro veículo motorizado no País teve início em 1919 e a produção, em 1956, mas foi só nos anos 70, com a grande industrialização, que os carros passaram a ser comuns nas ruas. Na época, o desenvolvimento das cidades privilegiou o automóvel.

Na celebração dos 140 anos do Estado, o Jornal do Carro traçou um panorama da evolução do transporte individual no Brasil, das carruagens aos modernos veículos que hoje estão em nossas ruas.

Notícias relacionadas


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais