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140 anos: evolução do transporte individual
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140 anos: evolução do transporte individual

Confira os fatos marcantes que contam a história do automóvel no Brasil, de carruagens aos carros modernos

21 de jan, 2015 · 2 minutos de leitura.

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 140 anos: evolução do transporte individual
Peugeot Type 15, primeiro carro a rodar no Brasil

Quando o primeiro exemplar de automóvel desembarcou no Brasil – um Peugeot Type 15, trazido de Paris por Alberto Santos Dumont em 1895, 11 anos antes de ele se tornar o “pai da aviação” – , o transporte individual no País era feito por carruagens, que transportavam apenas as famílias mais abastadas – para os demais, já havia o bonde.

A partir do pioneirismo de Dumont, outras pessoas de alto poder aquisitivo passaram a importar seus carros, o que assegurou a eles o papel de objeto de desejo e símbolo de status. Nascia ali uma grande paixão dos brasileiros.

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A montagem do primeiro veículo motorizado no País teve início em 1919 e a produção, em 1956, mas foi só nos anos 70, com a grande industrialização, que os carros passaram a ser comuns nas ruas. Na época, o desenvolvimento das cidades privilegiou o automóvel.

Na celebração dos 140 anos do Estado, o Jornal do Carro traçou um panorama da evolução do transporte individual no Brasil, das carruagens aos modernos veículos que hoje estão em nossas ruas.


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