Início da produção nacional do carro popular da VW no País virou data de celebração aos amantes
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20 de jan, 2016 ·
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Querido por todos, o Volkswagen Fusca faz parte da história do Brasil e por isso recebeu a honraria de ter um dia em sua homenagem: nesta quarta-feira, dia 20 de janeiro, é comemorado o Dia Nacional do Fusca. A data marca o início da produção nacional do carro popular da VW no País.
A tal comemoração, no entanto, acontece durante toda a semana. No último domingo (17), o Fusca Clube do Brasil fez um evento no estacionamento do Shopping São Bernardo Plaza, em São Bernardo do Campo (SP) para celebrar a data. Além do simpático carro, havia espaço para os modelos derivados da sua mecânica, como a Brasília, a Kombi, o VW 1500, popularmente conhecido como Zé do Caixão e a Variant.
História do Fusca. O modelo, que completa 70 anos do início de sua produção na Alemanha em 2016, foi líder de mercado no Brasil por 24 anos consecutivos, perdendo esse recorde para o Gol, que foi por 27 anos.
Ele teve 3 milhões de unidades produzidas aqui, todas na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). A primeira produção dele foi de 1959 a 1986. A pedido do presidente da república da época, Itamar Franco, ele voltou a ser produzido em 1993, apenas com motor movido a etanol, e teve a produção interrompida novamente em 1996.
No mundo todo, o Fusca deixou de ser produzido em 2003, na fábrica de Puebla, no México. Apesar disso, duas releituras do veículo surgiram, o New Beetle, em 1998, e o Fusca, com o nome que tinha em cada mercado resgatado, em 2012.
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Brasil produziu 3,1 milhões de unidades do "Carro do Povo"
Diferentemente do Dia Mundial do Fusca, celebrado em 22 de junho, que tem uma relação direta com a história do besouro, o Dia Nacional do Fusca é fruto de uma sucessão de desencontros entre o Sedan Clube do Brasil, a Volkswagen e São Pedro (disfarçado de condições climáticas). Mas como nunca é tarde para festejar a vida do Fusca, em 1989 a celebração teve início sem ter data para acabar.
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Brasil produziu 3,1 milhões de unidades do 'Carro do Povo
Antes de ser nacional, o Fusca já estava nas ruas do País. Ele chegou em 1950, depois de 11 anos de sucesso na Europa e de ter enfrentado os rigores da Segunda Guerra Mundial. Apenas 30 unidades vieram na primeira leva, com o nome de Volkswagen Sedan. Não traziam frisos ou cromados e eram praticamente idênticas aos Fuscas pioneiros saídos da fábrica em 1939, na Cidade KdF, batizada depois da Guerra de Wolfsburg.
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Brasil produziu 3,1 milhões de unidades do 'Carro do Povo
O visual redondinho logo criou um contraste com os enormes automóveis americanos vendidos no Brasil à época. Assim, o Fusca foi conquistando o coração dos motoristas brasileiros. Com motor refrigerado a ar, manutenção barata e resistência mecânica fora do comum, o VW se incorporou ao cotidiano das ruas do País até começar e ser montado aqui em 1953, ainda com peças importadas.
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Brasil produziu 3,1 milhões de unidades do 'Carro do Povo
A produção nacional, em 1959, marcou a estreia da primeira fábrica da Volks fora da Alemanha, em São Bernardo do Campo. E assim foi até 1986, quando a trajetória do Fusca foi interrompida após mais de 3 milhões de unidades fabricadas.
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Brasil produziu 3,1 milhões de unidades do 'Carro do Povo
Nessa primeira fase de produção - o carro voltou a ser feito em 1993 -, foram 27 anos, sendo 24 deles na liderança de vendas no País, mesmo tendo recebido atualizações mínimas. Até porque seria um "crime" mudar radicalmente as formas atemporais do carrinho.
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Brasil produziu 3,1 milhões de unidades do 'Carro do Povo
O Fusca foi criado por Ferdinand Porsche a pedido de Adolf Hitler. O ditador alemão queria um "volkswagen" (carro do povo em alemão) para desfilar o poderio tecnológico do partido nazista por suas recém-inauguradas autobahns (autoestradas).
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Brasil produziu 3,1 milhões de unidades do 'Carro do Povo
Entre as exigências de Hitler para o Fusca estavam a capacidade de levar dois adultos e três crianças, manter velocidade média de 100 km/h, consumir pouco e ter preço de motocicleta.
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Brasil produziu 3,1 milhões de unidades do 'Carro do Povo
O retorno da produção do Fusca no País, em 1993, foi bancado pelo então presidente da República Itamar Franco, um fã assumido do modelo que não se conformava com seu fim. A ideia de Itamar era muito similar à de Hitler: fabricar um carro popular que mostrasse que o Brasil estava crescendo economicamente. O carro, que ficou conhecido como Fusca Itamar, sairia de linha definitivamente em 1996.