A tal comemoração, no entanto, acontece durante toda a semana. No último domingo (17), o Fusca Clube do Brasil fez um evento no estacionamento do Shopping São Bernardo Plaza, em São Bernardo do Campo (SP) para celebrar a data. Além do simpático carro, havia espaço para os modelos derivados da sua mecânica, como a Brasília, a Kombi, o VW 1500, popularmente conhecido como Zé do Caixão e a Variant.
História do Fusca. O modelo, que completa 70 anos do início de sua produção na Alemanha em 2016, foi líder de mercado no Brasil por 24 anos consecutivos, perdendo esse recorde para o Gol, que foi por 27 anos.
Continua depois do anúncioEle teve 3 milhões de unidades produzidas aqui, todas na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). A primeira produção dele foi de 1959 a 1986. A pedido do presidente da república da época, Itamar Franco, ele voltou a ser produzido em 1993, apenas com motor movido a etanol, e teve a produção interrompida novamente em 1996.
No mundo todo, o Fusca deixou de ser produzido em 2003, na fábrica de Puebla, no México. Apesar disso, duas releituras do veículo surgiram, o New Beetle, em 1998, e o Fusca, com o nome que tinha em cada mercado resgatado, em 2012.